Campanha Leão do Bem 2024; saiba como ajudar crianças e idosos de Santa Fé com o IR
Da Redação
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da destinação fiscal de pessoas físicas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal do Idoso da Estância Turística de Santa Fé do Sul realizam a Campanha “Leão do Bem”. A iniciativa tem como finalidade incentivar os munícipes sobre a destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos.
Por meio das campanhas, pessoas físicas e jurídicas podem destinar, respectivamente, até 6% e 1% do imposto de renda devido aos fundos municipais da infância e adolescência e do idoso, geridos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Municipal do Idoso.
A destinação dos recursos é feita na própria declaração de forma muito simples e o contribuinte não paga nada além do valor que já pagaria à Receita Federal. Isso porque a operação corresponde a uma troca de parte do imposto de renda a pagar pelo mesmo valor a ser recolhido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Essa regra também se aplica em caso de restituição do imposto, que é aumentada em valor igual ao do valor recolhido ao Fundo Municipal. Em 2024, o prazo para a declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio.
A contribuição é de suma importância. As campanhas têm como finalidade incentivar e orientar o contribuinte a realizar a doação no ato da declaração do Imposto de Renda. “Desta forma, eles contribuem para viabilizar a realização de projetos educacionais, esportivos, culturais e assistenciais que ajudarão a melhorar a qualidade de vida e oferecer novas perspectivas de vida para crianças e adolescentes”, afirmou a secretária de Assistência Social, Silvia Almeida.
Nos dois últimos anos, por meio dessas arrecadações, foram feitas diversas ações, como por exemplo: a reforma das instalações do Projeto Renascer; aquisição de três computadores, três mesas, duas impressoras e dois televisores para a Casa Lar, e a mais recente, a aquisição de nove aparelhos de ar-condicionado para o Lar dos Idosos Orvalho de Luz, entre outras, e programas voltadas à promoção, proteção, defesa e garantia de direitos dos idosos e das crianças e adolescentes.