Santa Fé do Sul inova no combate à Dengue com auxílio de drone da Guarda Municipal
Da Redação
Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e em colaboração com a Guarda Civil Municipal, adicionará mais uma estratégia na luta contra a Dengue e o mosquito Aedes aegypti: a utilização de um drone.
O equipamento será utilizado em casos específicos, como em ações em áreas remotas e de difícil acesso, imóveis desabitados que estão fechados há muito tempo e sem a manutenção adequada, podendo se tornar criadouros de Dengue.
O Aedes aegypti, transmissor também da febre amarela, Chikungunya e Zika vírus, sobrevive em locais propícios ao acúmulo de água, como tampas de garrafas, ralos, calhas e vasos de plantas.
Segundo Valéria Campoi, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a GCM acrescenta mais opções no combate às arboviroses urbanas, como a Dengue. “Com o drone, poderemos inspecionar e identificar potenciais criadouros do mosquito em áreas de acesso complicado ou em imóveis não habitados”, afirmou.
Ações contra Dengue
Diversas ações de combate à dengue são realizadas pela Prefeitura de Santa Fé do Sul, como visitas residenciais com orientação e eliminação de criadouros, arrastão, entrega de panfletos nas áreas comerciais, ações de conscientização em vias públicas e ações educativas para crianças e jovens nas escolas.
A campanha “Orla sem Dengue” é um destaque no esforço de erradicação da doença, com ações específicas nas áreas de ranchos, incluindo visitações às propriedades às sextas-feiras.
“Temos agora mais uma ferramenta, que é o importante apoio da Guarda Civil por meio do drone. Essa tecnologia será incorporada pontualmente ao trabalho já realizado e auxiliará nossa missão de proteger a saúde pública e manter a Dengue sob controle em nosso município”, finalizou Valéria Campoi.