INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É TEMA DE PALESTRA DO CRAS EM SANTA FÉ NO MÊS DAS MULHERES
As usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), participaram na manhã da última terça-feira (19), de uma palestra sobre Inteligência Emocional, ministrada pela consultora do Sebrae, Evelise Galbe.
A atividade faz parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, realizadas desde o início do mês, e foi acompanhada pelas damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, que ressaltaram a importância do tema abordado como ferramenta de mudança de perspectiva de vida e da postura assumida perante as dificuldades do dia a dia.
Evelise explicou que Inteligência Emocional é a capacidade de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros de se motivar e de gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos.
“A chave da inteligência emocional é conhecer as próprias emoções, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos. Nossa dica para que cada uma se conheça melhor é colocar seus sentimentos e suas ações em um papel e, depois, refletir profundamente sobre isso”. Também fazem parte da inteligência emocional controlar as emoções, a automotivação, empatia, e saber se relacionar interpessoalmente.
“Desenvolver sua inteligência emocional diminuirá os níveis de ansiedade e estresse, as discussões nos seus relacionamentos, melhorará os relacionamentos interpessoais, terá mais empatia pelo outro, trará mais equilíbrio emocional, maior clareza nos objetivos e ações, melhorará a capacidade de tomada de decisão, melhorará a administração do tempo e produtividade, aumentará o nível de comprometimento com suas metas, terá mais senso responsabilidade e uma melhor visão do futuro e aumentará a autoestima e autoconfiança”, concluiu a consultora.
A cada item abordado, as participantes expuseram fatos vividos, as dificuldades que sofreram ao longo da vida e de que forma enfrentaram cada uma delas. “Essa foi uma manhã de aprendizado e de troca de experiências, o que é fundamental para refletirmos não só sobre o que passou, mas, principalmente, sobre como conduziremos nossa vida de hoje em diante. Agradeço as damas por estarem conosco nesta manhã e a Evelise por, gentilmente, compartilhar seu conhecimento conosco”, afirmou a coordenadora do Cras, Camila Feitosa.