Banco de Materiais de Construção é implantado em Santa Fé do Sul
Da Redação
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Departamento Municipal de Habitação, instituiu o Banco de Materiais de Construção. A implantação do local teve a iniciativa do vereador Leandro Magoga ao apresentar o Projeto de Lei 049/2023, sendo o mesmo sancionado pelo prefeito Evandro Mura (Lei 4.459/2023). O espaço funcionará na Rua 15, nº 737, Centro.
O Banco de Materiais de Construção tem como objetivo transformar as sobras de materiais de construção civil em beneficio social, por meio de armazenamento e da redistribuição de sobras de matérias-primas da construção civil; resíduos sólidos que possam ser utilizados em obras; e materiais doados por empresas, entidades não governamentais e pela população.
O repasse desses materiais será realizado preferencialmente à população em situação de vulnerabilidade social inscrita no Cadastro Único (Cadúnico), garantindo condições dignas de moradia, nas seguintes situações: construção, reforma ou recuperação da moradia própria a fim de implementar o nível de habitabilidade; recuperação de moradia em virtude de emergência e/ou calamidade.
As empresas interessadas em realizar doações ou pessoas físicas que simplesmente desejam se ver livres daquela sobra de itens de obra que só ocupa espaço no depósito ou na garagem, devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone 3641-9230, ou presencialmente no endereço: rua 9, nº 726, Centro.
“Temos a expectativa de um grande engajamento da população e empresários, em função deste viés social. Muitas vezes, para quem está se desfazendo dos materiais, eles podem representar pouco ou aparentar baixo aproveitamento. Mas para quem recebe, faz toda diferença. Às vezes, é aquele metro de pisos que falta para terminar um banheiro novo na casa”, destacou o prefeito Evandro Mura.