MESMO SEM CHUVAS HÁ MAIS DE TRÊS MESES, COM O POÇO PROFUNDO SANTA FÉ DESFRUTA DE ÁGUA ABUNDANTE

Publicado em 2/08/2024 09:08

Santa Fé do Sul e a região vivem novamente um período de estiagem, uma seca prolongada que castiga a população. O último registro de chuvas consideráveis feito pelo Saae Ambiental foi em 15 de abril, com 28 mm. Contudo, mesmo sem chuvas há mais de três meses, a população de Santa Fé do Sul não sente mais a escassez, pelo contrário, desfruta da melhor água do mundo com a construção do poço profundo, abastecido pelo Aquífero Guarani.


Por mais de 20 anos as famílias sofreram com os longos períodos de seca, com a falta de água, passando por racionamento e até mesmo multas em casos extremos. Santa Fé do Sul era abastecida pela represa, que dependia exclusivamente das chuvas.


Essa triste realidade mudou há aproximadamente dois anos, quando a perfuração do poço profundo atingiu 1.200 metros e chegou a maior reserva de água doce do planeta – o Aquífero Guarani –. Desde então, nunca mais a população sentiu a falta de água nas torneiras e chuveiros, na rotina do dia a dia.


ESTRESSE HÍDRICO
Durante a semana, importantes veículos de comunicação com BBCBrasil e g1 noticiaram o que os cientistas chamam de “estresse hídrico”, baixos níveis de água nos reservatórios de abastecimento em diferentes países da América Latina.
Infelizmente, 25 países no mundo já sofrem de estresse hídrico estremo hoje, uma realidade distante de Santa Fé do Sul.

Última Edição