Silvio Santos vem aí!

Publicado em 23/08/2024 00:08

Com a morte do maior ícone da comunicação da televisão brasileira, Santa Fé do Sul traz à memória um dos momentos mais marcantes da história da cidade: a participação no programa “Cidade contra Cidade”, transmitido pela extinta TV Tupi, Canal 4, com apresentação do próprio Silvio Santos.
Naquela época, o programa mobilizava cidades de todo o país em competições saudáveis e animadas, onde a rivalidade era substituída por um espírito comunitário e de entretenimento. Santa Fé do Sul entrou para essa história ao enfrentar a cidade mineira de Frutal em uma disputa acirrada que parou a cidade.
Em 11 de julho de 1969, numa sexta-feira, os santafessulenses ligaram os poucos aparelhos de televisão que existiam na cidade para acompanhar com enorme expectativa o desenrolar das competições numa imagem chuviscada em preto e branco.
A bordo da jardineira do Buosi, a caravana de Santa Fé do Sul partiu para a capital, comandada pelos radialistas Arlindo Sutto e Mauro André. Além dos participantes da competição, o prefeito Jerônimo de Paula, a primeira dama D. Édela, o diretor do Iepim professor Odair Tortorello, o prefeito de Santa Rita D’Oeste, José Sanches Duran e a esposa D. Nicinha, o representante do Lions Club da cidade, Shigueki Suzuki, o advogado Alcides Silva, o professor Valdomiro Terra, a esposa Iraídes, a professora Maria Eunice Carneiro e outras personalidades fizeram parte da delegação.
Na competição cultural e de conhecimentos gerais, Dr. Hélio de Oliveira e a professora Sônia Isac Bier, do Móveis Sônia, foram os grandes vencedores.
Nas disputas de pênaltis, ganhamos fácil com Múrcio Carlos de Almeida no gol e Itamar Dota na artilharia.
Na categoria de Embaixatriz do Turismo, Elenice de Oliveira, sobrinha do prefeito de Rubineia, Osmar Novaes, recebeu menção honrosa.
Como miss, os jurados do programa se convenceram da beleza e elegância de Giselda Papotti para dar uma nota dez.
No desfile das Representantes da Juventude, as jovens Mara Amaral, Cenira Zanini, Tânia Zaparoli, Odete Rondina, Lurdinha Carneiro, Salete Magoga e Dulce Regina Cunha venceram pela graça e simpatia na apresentação.
O “Homem dos Passarinhos”, César Whitaker, deixou o auditório boquiaberto ao fazer o passarinho do Quim, pai do Chicão, tirar água do poço usando um dedal como balde.
Perdemos apenas no quesito cantor: o afinado candidato João Alfredo enfrentou a nada menos famosa cantora da jovem guarda da época, Vanusa, que representava Frutal.
Com o título de campeã da Cidade contra Cidade, a caravana foi recebida na Praça da Matriz com um foguetório ensurdecedor comemorando os prêmios: Cr$ 35.000,00 e uma ambulância zero quilômetro para a Santa Casa local.

Última Edição