Alunos da Escola Municipal Rosimares Camargo Benitez fazem a primeira colheita da Horta Comunitária
Da Redação
A Escola Municipal “Professora Rosimares Camargo Benitez”, da Estância Turística de Santa Fé do Sul, deu um passo significativo em direção à sustentabilidade com a primeira colheita da Horta Comunitária. Esse projeto, que foi instalado em junho deste ano em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, está transformando o ambiente escolar e reforçando a educação ambiental entre os alunos.
A iniciativa contou com o apoio essencial da diretora da escola, Luciana Maria Bermal Moniz Mantelato; da coordenadora do projeto, Marilda Duran Lima; e das professoras Rosimeire Fonseca Ribeiro Correia e Edimara Baldivia Dani, que estiveram à frente do projeto desde o início. Elas trabalharam lado a lado com os alunos, orientando-os no cultivo das hortaliças e a importância da alimentação saudável.
Durante a colheita, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os vegetais, como colher de forma a devolver os resíduos orgânicos para o solo, para se incorporarem à matéria orgânica do solo, com as próprias raízes que ali ficarão e com os resíduos da colheita (retirar folhas danificadas). Após a colheita, aprenderam sobre nutrição e como garantir a higiene adequada dos alimentos. A nutricionista Secretaria Municipal de Educação, Adriana Antunes de Souza e a nutricionista da Empresa Starb, responsável pela merenda escolar, Monique Raiane Mansano, conduziram uma atividade prática, ensinando os estudantes sobre alimentação saudável e como higienizar as hortaliças colhidas.
Além do impacto direto na educação dos alunos, o projeto da horta comunitária está alinhado com as diretivas do programa Município VerdeAzul, uma iniciativa estadual que busca promover a sustentabilidade nas cidades paulistas. Em especial, o projeto se relaciona nas diretivas de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos, com o objetivo futuro de instalação de compostagem para decomposição de resíduos orgânicos.
Também participaram da primeira colheita o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho; a interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Samara Teles Ferraresi; a coordenadora do Viveiro Municipal de Mudas, Alexandra Mara Barbosa; e Antônio Celso Berlute, técnico agrícola.
“Projetos como o da horta comunitária são fundamentais para integrar a educação ambiental na rotina escolar, promovendo um futuro mais sustentável para a cidade”, enfatizou o secretário Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho.
Samara Teles Ferraresi, interlocutora do VerdeAzul, destacou que o compromisso da escola com a sustentabilidade reflete diretamente nas metas do programa, sendo um exemplo a ser seguido por outras instituições.
Com a continuidade do projeto, novas atividades estão sendo planejadas para expandir ainda mais o conhecimento dos alunos sobre o meio ambiente e práticas sustentáveis. A expectativa é que a horta continue sendo um espaço de aprendizado e conscientização, inspirando a comunidade escolar e contribuindo para um município mais verde e saudável.