ALUNOS DO CURSO DE DIREITO ASSISTEM À PALESTRA SOBRE ‘VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER’ COM ESCRIVÃ E CRIMINOLOGISTA

Publicado em 20/09/2024 09:09

Recentemente, os alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec) participaram de uma palestra com o tema “Violência contra a mulher: uma questão cultural”, ministrada por Priscila Guimarães, escrivã da Polícia Civil na Delegacia da Mulher, especialista em Criminologia e Direito Constitucional, e coautora do livro “Conselhos a uma Jovem Policial”.

 


O evento foi coordenado pela professora e doutora Luciana Renata Rondina Stefanoni, com o apoio e participação dos professores mestre Ricardo Alexandre Rodrigues Garcia, mestre Patricia Cardoso Medeiros de Castro, doutora Leticia Lourenço Sangaleto Terron, especialista Cristiane Motefeltro Fraga Pires e a mestre Janaina Guimarães Mansilia.


A palestra iniciou com uma análise da representação da mulher nas artes ao longo do tempo, destacando a persistência de estereótipos na publicidade, na música e no cinema, além de abordar o ciclo de violência conjugal, um conceito central nas campanhas de conscientização da Lei Maria da Penha. Ela enfatizou a importância de uma abordagem multidisciplinar para promover mudanças no comportamento social e ofereceu orientações sobre segurança pessoal, que podem contribuir para reduzir a violência e o assédio contra as mulheres.


Os alunos também debateram questões como o problema das falsas denúncias, o impacto negativo das músicas com apelo sexual e o papel das redes sociais. Compartilharam suas perspectivas para o enfrentamento dos crimes contra a mulher.
Para a coordenadora Luciana Stefanoni, a relevância do tema exige que abordemos não apenas a perspectiva jurídica, mas também os aspectos sociais e os padrões de comportamento que perpetuam a violência contra a mulher. “Esse tipo de discussão é crucial para a formação dos futuros profissionais do Direito, que devem estar preparados para enfrentar e transformar essa realidade.”
Para ajuda imediata, ligue para o Disque 180, disponível 24 horas por dia.
Denunciar e buscar ajuda são essenciais para combater a violência.

Última Edição