Saúde municipal promove ações sobre Prevenção Combinada do HIV
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da coordenação do Programa Municipal IST/Aids, vem realizando uma série de capacitações, cujo objetivo é aperfeiçoar o entendimento sobre Prevenção Combinada do HIV, especialmente para a população jovem.
Na última segunda-feira (16), a coordenadora do Programa Municipal IST/Aids, Silvia Regina dos Santos Benitez, realizou uma palestra, a convite da Etec Santa Fé, para aproximadamente 300 alunos, quando foi abordado o tema “Prevenção Combinada do HIV/Aids”. O evento marcou o início da semana multidisciplinar da escola.
De acordo com a coordenadora, é importante destacar a necessidade de falar sobre a prevenção combinada para além do preservativo ou da testagem. “Existem outras tecnologias que as pessoas podem optar para se prevenir. Temos uma gama de ações e serviços que podemos oferecer para qualificar sua saúde, como a profilaxia pós e pré-exposição ao HIV (PEP e PrEP), entre outras prevenções explicadas durante a palestra”, afirmou.
A prevenção combinada é a denominação para uma estratégia, na qual diferentes métodos são utilizados de forma combinada para prevenir a infecção pelo HIV, levando em consideração a autonomia, as necessidades e as possibilidades de cuidados para cada pessoa.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Vassoler, ao longo do ano são desenvolvidas as ações de prevenção, estimulando as pessoas a procurarem a prevenção combinada e outras formas de prevenção, como a testagem rápida (disponível nas Unidades de Saúde da Família), o tratamento de sífilis, HIV e hepatites, em redes de serviço especializado, até a distribuição de preservativos internos e gel lubrificante em todas as unidades de saúde do município, incluindo Pronto Atendimento (UPAs), Santa Casa e AME.
Para a testagem rápida de exames de HIV, Sífilis, Hepatites e também para PEP e PREP, o interessado deve procurar o Serviço de Atendimento Especializado, na rua 7, n° 585, Centro. Mais informações pelo telefone (17) 3631-5020.