Lançado o documentário ‘Santa Fé das Artes’, mostrando diversos artistas de Santa Fé do Sul

Publicado em 11/10/2024 00:10

Por Lelo Sampaio e Silva

Com o objetivo de mostrar a quantidade e a qualidade dos artistas de Santa Fé, que são muitas, os artistas Giulliano Stucchi e Sol Flores produziram recentemente o documentário “Santa Fé das Artes”, que retrata a importância da arte e o seu poder transformador em todos os sentidos, tanto na saúde quanto no prazer das pessoas; e por outro lado quão pouco ela é valorizada, uma vez que a maioria dos artistas não consegue sobreviver da sua arte e precisa ter um trabalho paralelo.
De acordo com o diretor do documentário, Giulliano Stucchi, a ideia de produzir a obra foi sua e de Sol Flores, e surgiu a partir do edital da Lei Paulo Gustavo. “Depois de ler o edital, discutimos várias possibilidades de temas e chegamos à conclusão de que seria interessante falar dos artistas da cidade”, disse Giulliano.
Vale ressaltar que a Lei Paulo Gustavo é uma lei federal que foi criada em 2022 com o objetivo de incentivar o setor cultural, que foi gravemente afetado pela pandemia da Covid-19. Com o intuito de democratizar o acesso às verbas, o governo federal repassa a verba para os municípios e estes criam editais para a participação dos artistas locais. No final de 2023 a Secretaria de Cultura lançou os editais para vinte e dois projetos, a maioria na área de audiovisual, que é o enfoque principal da lei.
Ao todo foram entrevistados vinte artistas e cada um mostrou um pouco do seu trabalho, mas, como vários desses artistas são responsáveis por grupos, o número de participantes é muito maior.
“Mostramos parte do espetáculo da L7 Escola de Artes, que tem centenas de alunos; mostramos o coral da Igreja São João Batista, que tem 40 pessoas; o espetáculo de Noelyo Fonseca; e o grupo de musicalização Tum Tum Pá, de Claudia Borges”, disse Sol Flores, que realizou as filmagens e edição.
“Iniciamos as gravações nas apresentações de final de ano, na Praça Sales Filho e no Complexo Turístico. Depois visitamos os ateliês dos artistas plásticos, fomos a shows e apresentações nos mais diversos lugares, conversamos com artistas em suas casas e em seus locais de trabalho”, explicou o diretor.
O documentário reuniu artistas das mais variadas vertentes, como na música, com Jean Luigi – Coral da Igreja São João Batista, André Bonini – Banda Sakin de Kola, Nazart – Violão e gaita – MPB, Banda Roque Paulista – Ed, Marco e Vitor – MPB e Rock, P.C. Tum Tum Pá – Cláudia Borges – musicalização, Cerâmica – Nalva Santos – Cerâmica da Estiva, Juliana Takayama – Celeiro Santa Fé, Tânia Cugolo – Cerâmica com Banana e Glória Melo.
Na pintura, a entrevistada foi Laís Lacerda; escultura, Zeca Duran; dança, Noelyo Fonseca; dança, circo e teatro, Lairton Conrado Jr; teatro, Daniel Cucolo; teatro e audiovisual, Giulliano Stucchi; audiovisual, Welington Zana; tatuagem, Guto Contiero – Souldragon Tattoos; e artesanato em madeira, Luis Antônio dos Santos.
O documentário está disponível no YouTube, no link: https://youtu.be/UYLz23AVcWA.

Última Edição