Professor

Publicado em 18/10/2024 00:10

O professor Alírio é o nosso herói de hoje. Santafessulense da gema, mas foi registrado em Aparecida do Taboado, no dia 30 de agosto de 1951, pelos pais Dionunes Gonçalves da Silva, conhecido mascate da região, e D. Laura Teodoro.
Alírio cursou o primário e o secundário no Itael de Mattos, e o ensino médio na Escola de Comércio. Foi da segunda turma da Faculdade de Educação Física, juntamente com Luiz Carlos Brito, José de Oliveira, Lourdes Martins e outros acadêmicos.
Quando estudante, trabalhou na Rádio Santa Fé do Arlindo Sutto junto com Nestor Machado, Mauro André, Zé Macaco, Raimundo Silva, José Benatti, Paulo Billy Cortez, Divino e Helena Coelho Rubinho. Também era integrante do Conjunto Imitada no famoso Programa Hora da Peneira. Na gestão do prefeito Edinho Araújo, coordenou o projeto Cidade Lazer, que tinha atividades de esportes, teatro, lazer e centro de convivência, o embrião do Clube da Velha Guarda na época.
Concursado pelo Estado, ministrou aulas no Iepim e em várias cidades da Comarca de Santa Fé do Sul. Fez mestrado em Cuba através de um convênio com a Famerp-Rio Preto, em Ciências da Saúde. Foi vice-diretor da Pedagogia, professor e coordenador do Curso de Educação Física do Unifunec.
Estávamos em uma roda de samba na casa do médico cardiologista Percival Trindade quando surgiu a ideia da criação do Clube do Coronariano de Santa Fé do Sul.
Abraçamos o trabalho voluntário por mais de duas décadas. Educador físico do mais alto gabarito, o professor Alírio coordenou as atividades físicas e musicais do clube como a ginástica semanal, a Olimpíada do Coronariano, Serestas do Coração, shows musicais, blocos carnavalescos e apresentação do Coral do Clube do Coronariano com o Conjunto Regional de Música. Alírio participou ainda da parte científica do clube ao apresentar trabalho de pesquisa sobre Obesidade Infantil nas Escolas, em Congresso de Medicina e palestras na Semana do Coração.
Num dia, o saudoso Divino da Rádio foi hospitalizado e Alírio foi visitá-lo. Lá perguntou: – Você tem feito a caminhada que o médico recomendou? Aí ele respondeu: – Eu contratei um moleque para andar pra mim, mas o bicho é sem vergonha, só pegou a minha grana…
O nosso herói Alírio recebe no Dia do Professor as homenagens da sua esposa, professora Silvana Cosmo Dias, das irmãs Lourdes e Alice, do irmão Valter, do filho Paulo Rogério, da filha Ana Paula, dos netos Beatriz, Ana Clara, João Pedro e Rafael, dos professores Luiz Antônio Marques, Geraldo Benedito Marques, José Clemente e José Caetano, além dos amigos, dos ex-alunos, dos coronarianos e de a toda população da Estância e região.

Última Edição