OUTUBRO ROSA: MAIS DE 400 MAMOGRAFIAS FORAM REALIZADAS NA SANTA CASA DE SANTA FÉ DO SUL
Neste Outubro Rosa, mês de conscientização à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou 426 exames de mamografia.
Deste total, 329 exames foram ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo que as mulheres foram agendadas por meio de suas ESFs e 97 mamografias feitas através de convênios da própria paciente.
A mamografia é o exame voltado para o rastreamento do câncer de mama, cujo objetivo é assegurar o diagnóstico precoce da doença e, deste modo, reduzir a mortalidade. O exame pode ser solicitado por médicos e enfermeiros para o rastreamento de mulheres a partir dos 40 anos.
E esse rastreamento ficou mais acessível para as munícipes de Santa Fé do Sul e Comarca, já que em outubro de 2022 a Santa Casa deu início ao funcionamento do aparelho de mamografia digital, conquistado pelas damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, junto ao deputado estadual Itamar Borges.
“Este é um mês muito especial para as mulheres, quando damos destaque para a importância da prevenção contra o câncer de mama, e a principal ferramenta de diagnóstico precoce é realmente a mamografia, uma ferramenta fundamental para que possamos oferecer tratamentos de melhor qualidade, e hoje contamos com esse aparelho em nosso município”, destacou Bruno Favalessa, médico radiologista e diretor técnico do Centro de Diagnóstico de Imagem.