Secretaria de Saúde promove a Campanha ‘Fique Sabendo 2024’
Da Redação
Anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio do Programa Municipal IST/Aids, realiza a Campanha “Fique Sabendo”, em parceria com o Unifunec e as ESFs do município. Neste ano, acontecerá de 5 de novembro a 6 de dezembro, com diversas ações para orientação e teste rápido, além de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV.
O teste rápido de diagnóstico é uma metodologia prática e segura, que permite saber o resultado em menos de 30 minutos. Enfermeiros e técnicos de enfermagem foram treinados para realizá-los nos serviços de atendimento especializado em IST/Aids, nas Estratégias de Saúde da Família, na UPA e na maternidade da Santa Casa.
Na Campanha Fique Sabendo 2024, os colaboradores da saúde atuarão ampliando a testagem em empresas, praças e universidade com o apoio de todos os profissionais da saúde.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS, Silvia Regina dos Santos Benitez, durante a campanha serão capacitados agentes de saúde, colaboradores da recepção e outros profissionais da Saúde que atendem diretamente a população sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV (Prevenção Combinada do HIV).
“O objetivo da campanha é orientar sobre a importância da relação sexual segura e o diagnóstico precoce do HIV e Sífilis, que reduz os riscos do tratamento tardio e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids. A ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV é uma importante estratégia de prevenção e uma das prioridades do programa municipal”, destacou a coordenadora.
Segundo a secretária de Saúde, Rosana Vassoler, a campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
Nesta semana, nos dias 7 e 8, já foram capacitados os atendentes e os agentes comunitários de Saúde de todas as Estratégias de Saúde da Família do município.