PELO GRITO DA TERRA
O artigo de hoje, para iniciarmos bem 2025, traz a mensagem do Papa Francisco com o tema do título: pelo grito da terra, para reflexão.
“Se medirmos a temperatura do Planeta vamos ver que a Terra está com febre.
Que está doente, como qualquer doente. E nós ouvimos essa dor? Ouvimos a dor de milhões de vítimas de catástrofes ambientais? Os que mais sofrem essas consequências destes desastres são os pobres. Os que são obrigados a abandonar suas casas devido às inundações, ondas de calor ou secas. Fazer frente às crises ambientais provocadas pelo homem, como as alterações ambientais, contaminações ou a perda da diversidade, não exige só respostas ecológicas, mas também sociais, econômicas e políticas. Teremos que nos comprometer na luta contra a pobreza e a proteção da natureza, alterando hábitos pessoais e os da comunidade. Oremos para que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes ambientais e das alterações climáticas. Comprometemo-nos a cuidar pessoalmente do mundo que habitamos”.
Palavras do Papa de bom senso, equilíbrio, simples e objetivas, aliadas à sua força espiritual que devemos refletir e seguir, para que possamos crescer, desenvolver e proteger nossa aldeia: o Planeta Terra, porque o que está em jogo, além da nossa vida terrena, é o nosso destino com a eternidade.