ALUNOS VISITAM O VIVEIRO DE MUDAS E APRENDEM SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Publicado em 16/04/2025 09:04

Os alunos do 7° ano da escola municipal “Professora Agnes Rondon Ribeiro” estiveram na última segunda-feira (14) no Viveiro Municipal de Mudas da Estância Turística de Santa Fé do Sul para uma aula prática sobre mudanças climáticas, meio ambiente, preservação do solo e a diversidade de espécies de árvores nativas.
A visita técnica foi conduzida pela interlocutora do Programa Município VerdeAzul, a engenheira agrônoma Samara Ferraresi; pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Ortêncio Vieira R. Sobrinho e pelo agente de campo, Percival Aparecido de Oliveira.


De acordo com a interlocutora do programa Município VerdeAzul, este tipo de ação se alinha diretamente as ações educativas voltadas às mudanças climáticas que estão diretamente alinhadas à Diretiva 2 – Adaptação às Mudanças Climáticas, que busca promover a compreensão sobre os impactos ambientais causados pelo aquecimento global e a importância de medidas de mitigação e adaptação.


No contexto atual, em que eventos climáticos extremos se tornam cada vez mais frequentes, abordar esse tema no ensino fundamental é essencial para formar cidadãos conscientes. “Nesse cenário, as árvores desempenham um papel fundamental na regulação do clima, na melhoria da qualidade do ar e na conservação da biodiversidade, sendo aliadas estratégicas no enfrentamento das mudanças climáticas”, disse Samara.
O secretário Ortêncio também pôde explicar para o grupo um pouco mais do trabalho e da importância do Viveiro Municipal. “Aqui nós preservamos as espécies nativas e exóticas, cada muda que é doada e plantada representa avanço na qualidade ambiental da cidade. “Cada semente de conhecimento que estas crianças carregam consigo quando nos visitam, representa a esperança em um futuro mais justo, solidário e de respeito aos nossos recursos naturais”, concluiu Ortêncio.

Última Edição