Diógenes, o Cínico

Publicado em 26/04/2025 00:04

Em tempos de democracia relativa, o nosso herói de hoje é considerado o “homem mais livre do mundo.” Ele é simplesmente Diógenes de Sinope, também conhecido como Diógenes, o Cínico, um filósofo da Grécia Antiga. Foi um grande estudioso buscando atingir a plenitude do conhecimento. Para tanto abdicou dos bens materiais e do luxo que, segundo ele cegavam o ser humano. O exílio de Diógenes foi em decorrência do seu pai forjar as moedas do reino de Sinope. Por esse motivo, viveu grande parte de sua vida em Atenas.
A grande questão imposta pelo filósofo foi de que cada ser humano deveria se aprofundar no conhecimento de si. Assim, permaneceu durante muito tempo perambulando pelas ruas de Atenas vivendo num barril com o mínimo que precisava para sobreviver. Nas suas caminhadas pelas ruas carregava uma lamparina acesa, durante o dia, alegando estar procurando um homem honesto.
Alguns começaram a chama-lo de “Diógenes, o cão” posto que vivia sua vida da maneira mais simples possível, como um cachorro de rua. Por outro lado, esse apelido estava relacionado com a Escola do Cinismo, uma vez que o termo é derivado da palavra “cão” (kynos). A partir dessas experiências, foi considerado o símbolo da simplicidade, sendo admirado por muitos.
Um episódio interessante de sua vida foi o seu encontro com Alexandre, o Grande, que ouviu rumores de sua sapiência. Foi quando lhe perguntou o que ele queria. Sem hesitar, Diógenes respondeu: “Sim, podes sair da frente do meu sol”, que em outras palavras seria: “Senhor, apenas não tire de mim o que não pode me dar”. Impressionado com o desprezo do filósofo, o conquistador comentou: “Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes”.
a Esses são alguns pensamentos filosóficos do nosso herói:
“A sabedoria serve de freio à juventude, de consolação à velhice, de riqueza aos pobres e de ornamento aos ricos.”
“Os grandes são como o fogo, do qual convém não nos aproximarmos muito nem afastarmos demasiadamente.”
“Para que serve um filósofo, se não para machucar os sentimentos de alguém?”
“Só é verdadeiramente livre quem está sempre pronto a morrer.”

Última Edição