PÁSCOA??
Atenção todos os nutricionistas, estamos numa das épocas mais críticas e tensas do ano. Pessoas enlouquecidas com tantas marcas e disponibilidade de chocolate perdem o controle, tem uma boa desculpa e se entopem desta delícia jurando que depois deste feriado finalmente começarão o ano e a dieta.
Vocês podem dizer que estou dramatizando demais, não, não estou.
Há muito tempo a Páscoa perdeu seu real significado e virou sinônimo de consumismo: mal acabou o carnaval e os supermercados já estavam lotados de vários tipos de ovos.
Eu sei, entendo perfeitamente, com tanta tentação fica difícil resistir.
Daí o coelhinho da Páscoa farra de chocolate, que já começou há mais de um mês, te traz de presente uns 3 kilos a mais.
São tantos tipos e variedades: branco, ao leite, meio amargo, light, trufado (de vários recheios), com bombom, coockies, amendoas e diversas coisas na casca.
Estamos perdidos. É o mundo acabando em chocolate.
Eu amo chocolate, nada contra, inclusive a versão com mais cacau pode ser muito boa para a saúde. Estudos indicam que o consumo regular deste tipo de chocolate, por possuir altas concentrações de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis, pode neutralizar os radicais livres do nosso organismo, reduzir as concentrações do colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para a prevenção de doenças do coração. Porém, a moderação é a palavra chave: não mais que 30g por dia, fazendo parte de um plano alimentar saudável, ou seja, se você comer adequadamente, um chocolatinho pode sim ser incluído na sua dieta.
Muito cuidado também com as versões light ou diet que, muitas vezes são “zero açúcar”, mas contém muitas gorduras e valor calórico semelhante.
Além desse festival calórico do chocolate, há também a festa da sexta-feira, que para alguns não terá nada de santa, e do feriado prolongado regado a muita comilança e álcool.
E assim vai a sua vida, entre tantas desculpas, motivos e feriados para comer e consumir exageradamente.
Eu desejo que, nesta páscoa, você renasça e consiga modificar alguns hábitos.
E, então, você poderá dizer que o coelhinho trouxe muitas, muitas coisas boas.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!