AS ILHAS DE PLÁSTICO

Publicado em 21/06/2025 00:06

Não é filme de ficção.
É uma triste realidade espalhadas pelos nossos oceanos
As ilhas de plástico, também conhecidas como “ilhas de lixo”, são concentrações de resíduos plásticos flutuantes nos oceanos ao redor do mundo.
Elas consistem em uma mistura de itens descartados, como garrafas, sacolas, embalagens e microplásticos invisíveis a olho nu. A formação dessas ilhas ocorre devido à acumulação de correntes oceânicas que transportam resíduos plásticos para determinadas regiões do mar.
Ao que consta, uma “ilha de plástico” tem três vezes o tamanho da França, daí se tem uma noção do “tamanho do problema” ambiental.
O Brasil, por exemplo, contribui significativamente para esse desastre ambiental. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o país é responsável por pelo menos 2 milhões de toneladas de lixo oceânico global, o que equivale a uma área do tamanho de 7 mil campos de futebol!
É necessário grandes governos e instituições se mobilizarem para desenvolver novas tecnologias, ações políticas, pesquisas científicas e iniciativas internacionais que trabalhem em conjunto para alcançar o mesmo objetivo: retirar e minimizar os impactos humanos nos oceanos e em outros ecossistemas.
O que você pode fazer para reduzir o seu impacto
Reduzir ou zerar o consumo de embalagens de plástico: reaproveitar e evitar embalagens e produtos feitos com plástico. Além de reciclar o seu lixo!
Separar o lixo seco do orgânico: isso contribui para a reciclagem do lixo. Separar os restos de comidas e limpar as embalagens plásticas são passos fundamentais para que ocorra a reciclagem no plástico, caso contrário, ele não é reciclado.
Apoiar organizações: diversos lugares estão na linha de frente na luta ambiental e zero plástico, se informar, apoiar e compartilhar as iniciativas é muito importante.
Divulgue o problema: compartilhe, discuta, mude hábitos, exija aos governantes e grandes empresas por ações ambientalistas e mais sustentáveis.
A reciclagem de plástico hoje é mínima e essa realidade afeta nossa Planeta diretamente, nas águas e no solo. Essas ilhas são pesadelos para o ecossistema.

Última Edição