130 anos de amizade Brasil-Japão

Publicado em 21/06/2025 00:06

Em sessão solene, com a presença da princesa imperial do Japão, Kako de Akishino, a Câmara de Deputados em Brasília, comemorou os 130 anos do Tratado Brasil-Japão e os 117 anos da imigração japonesa no Brasil.
A comemoração foi proposta pelo deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), um dos três parlamentares com descendência japonesa. Segundo o parlamentar, a comemoração da relação entre os países “é celebrar um verdadeiro legado histórico. Um marco que proporcionou toda a história da Imigração Japonesa no Brasil, todo o fortalecimento desta relação bilateral e de amizade, que gerou bons frutos e proporcionou o desenvolvimento da maior comunidade Nipo-Brasileira fora do Japão”.
Atualmente, cerca de 750 empresas japonesas operam no Brasil em setores eletrônicos, automotivo, alimentício, serviços de saúde e financeiros. Essas empresas buscam não apenas expandir seus negócios no mercado brasileiro, mas também contribuem para o desenvolvimento do país, melhorando o emprego e a renda para a população.
O deputado Pedro Aihara (PRD-MG) é neto de imigrantes e afirma que é preciso valorizar a história e o bom relacionamento entre os países. “A contribuição do povo japonês para o nosso país vai muito além da economia e da agricultura — ela está entranhada na nossa cultura, na nossa ética e na nossa forma de ver o mundo”.
A imigração japonesa se iniciou em 18 de junho de 1908, depois de 52 dias de viagem, quando o navio Kasato Maru chegou ao Porto de Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses. Os principais destinos deles eram as fazendas e colônias agrícolas, inicialmente de São Paulo e Paraná. Com o passar dos anos e com a chegada de mais japoneses, os imigrantes começaram a ir para todas as regiões do Brasil.
Na nossa região a colônia japonesa esculpiu marca indelével na cultura, no esporte, no social, no progresso econômico da região nas áreas do comércio, agricultura e serviços representados pela Associação Cultural e Esportiva de Santa Fé do Sul, Clube Nipo-brasileiro.
Tivemos a honra de receber na nossa sede social dois cônsules do Japão. O nosso clube tem 67 anos de fundação e promove a maior festa folclórica japonesa da região do oeste paulista, o Bon Odori. Os pratos servidos nos eventos, udon e yakisoba, são verdadeiras pérolas da culinária nipônica. O gakudan, o grupo de dançarinos e o taikô são ícones da cultura japonesa. E a campeoníssima equipe de gateball é orgulho da Estância.
Parabéns!

Última Edição