O Pequeno Tirano

Publicado em 5/07/2025 00:07

É possível que os grandes tiranos da humanidade foram, um dia, pequenos tiranos.
São crianças que exercem um controle excessivo sobre seus pais ou cuidadores utilizando-se da manipulação e da chantagem emocional para conseguir o que querem.
A criação do pequeno tirano pode surgir quando os adultos não estabelecem limites claros ou interceptam as necessidades da criança de forma equivocada, desenvolvendo no pequeno um comportamento autoritário.
A obra “O Pequeno Tirano: Os Limites de que a Criança Precisa”, da psicóloga Jirina Prekop, aborda justamente essa questão, oferecendo orientação aos pais sobre como criar um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento infantil, estabelecendo limites e ensinando a criança a lidar com suas emoções. O livro destaca a importância do amor, da segurança e da clareza na comunicação para evitar que a criança se torne um “pequeno tirano”.
Em resumo, a expressão “pequeno tirano” refere-se a uma criança que age de forma manipuladora e controladora por ter tudo o que quer em casa e não ter limites de comportamento.
Por outro lado, uma mãe que censura, que cala a criança a qualquer custo, do tipo “cala boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu”, impedindo a sua liberdade de expressão, tem o comportamento de um grande tirano, naturalmente herdeiro de liberais ou politicamente corretos. A dinâmica de uma mente como essa visa entre outros o extermínio profilático de pequenos tiranos de uma democracia relativa.

Última Edição