CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL REALIZA SUA SEGUNDA REUNIÃO DE 2025
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural da Estância Turística de Santa Fé do Sul (CMDR) realizou sua segunda reunião ordinária de 2025 na última quarta-feira (16). O CMDR é um conselho formado para discutir pautas e tomar decisões que fortaleçam o desenvolvimento rural do município.
O encontro foi realizado na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e estiveram presentes representantes da Secretaria de Agricultura, do Sindicato Rural, do Sindicato dos Produtores Rurais, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Coordenadoria da Defesa Agropecuária (CDA), da Associação dos Produtores Rurais e pela técnica do IBGE de Santa Fé do Sul, Beatriz Campaneli Granato.
No encontro foram discutidos os dados estatísticos do município, questões ambientais do Programa Município VerdeAzul, como o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade. O conselho também abordou ações do Programa Município Agro.
De acordo com o engenheiro agrônomo Vagner Gurian, o conselho busca fortalecer a agricultura familiar através de ações como o apoio à produção e assistência técnica. “O Conselho de Desenvolvimento Rural desempenha um papel crucial na formulação e implementação de políticas públicas que visam promover o desenvolvimento rural sustentável, o fortalecimento da agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais”, disse Vagner.
O secretário de Agricultura Ortêncio Vieira R. Sobrinho disse que essas ações só são possíveis graças ao trabalho integrado entre Secretaria de Agricultura e os órgãos do Conselho Rural, que atuam de forma conjunta na promoção do desenvolvimento sustentável do município. “Juntos, fomentamos a produção e o cuidado com as atividades rurais, garantindo práticas alinhadas à preservação dos recursos naturais, promovendo a educação ambiental, a recuperação de áreas degradadas e o uso consciente da terra e da água. O Conselho Municipal fortalece a eficiência das políticas públicas e amplia o alcance das ações nas comunidades rurais” concluiu Ortêncio.