SANTA FÉ DO SUL DOBRA O NÚMERO DE MÉDICOS PEDIATRAS NA ATENÇÃO BÁSICA COM APOIO DO UNIFUNEC
O cuidado com a saúde das crianças tem sido uma das prioridades do Governo Municipal de Santa Fé do Sul, que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo importantes avanços na atenção básica voltada ao público infantil. Desde 2021, a atual gestão Mura e Benitez dobrou o número de médicos pediatras atuando no município, fortalecendo o atendimento e garantindo um olhar mais atento e especializado às crianças de zero a 11 anos.
Logo no início do mandato, o número de pediatras foi ampliado de três para quatro profissionais na Clínica de Atenção à Saúde (Clias), referência em consultas especializadas. O serviço passou a contar com os médicos José Ronaldo, Veruska Gomes Souto, Márcia Staff Zanqueta e Ana Rízia, que realizam atendimentos de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio feito pelas unidades de saúde dos bairros.
Além dos atendimentos de rotina e de demanda espontânea, os profissionais da Clias realizam o acompanhamento do desenvolvimento infantil, solicitação de exames e encaminhamentos para outras especialidades quando necessário.
O atendimento da pediatria foi significativamente ampliado em março de 2022, com a implantação do Ambulatório de Pediatria do internato médico do Unifunec – Centro Universitário de Santa Fé do Sul –, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa acrescentou mais três médicos à rede: duas pediatras – Anna Paula Corgozinho e Lígia Tiso – e o endocrinologista Guilherme de Paula, que atua especificamente no Programa de Obesidade Infantil, ofertando atendimento especializado às crianças com sobrepeso ou obesidade.
Os atendimentos do ambulatório acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, também mediante agendamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O internato, além de ser essencial para a formação acadêmica dos futuros médicos, amplia de forma significativa o número de consultas ofertadas à população.
VOLUME DE ATENDIMENTO DEMONSTRA A EFICÁCIA DO PROGRAMA
A atual estrutura permite realizar, em média, 40 atendimentos pediátricos por dia, somando cerca de 200 por semana e mais de 800 por mês. A escala de atendimento é organizada da seguinte forma: Segunda-feira: dois pediatras pela manhã (um do internato e um da rede municipal) e dois à tarde; terça-feira: um pediatra pela manhã e dois à tarde; quarta-feira: dois pediatras pela manhã (um do internato) e um à tarde; quinta-feira: dois pediatras pela manhã e um à tarde e sexta-feira: dois pediatras pela manhã (um do internato).
Segundo a Secretaria de Saúde, o caminho para o atendimento é sempre pela Unidade Básica de Saúde do bairro, que realiza o agendamento das consultas na Clias conforme a demanda. Além das consultas, as crianças são acompanhadas por um calendário vacinal específico e por um protocolo de atenção contínua que se inicia no nascimento e se estende até os 11 anos de idade.
A Secretária Municipal de Saúde reforça que o Governo Municipal trata a saúde com seriedade e responsabilidade. “A ampliação da equipe médica na pediatria é um reflexo do nosso compromisso com a qualidade de vida da população e com o cuidado às nossas crianças. Investimos em parcerias, como a com o Unifunec, e em profissionais capacitados para garantir que cada criança receba o atendimento que merece desde os primeiros dias de vida”.