SANTA FÉ DO SUL CELEBRA O DIA NACIONAL DA SAÚDE COM DESTAQUE PARA INVESTIMENTOS E AVANÇOS NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Publicado em 6/08/2025 11:08

Na última terça-feira (5), Dia Nacional da Saúde, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou seu compromisso com o bem-estar da população e celebrou os avanços conquistados nos últimos anos na rede pública de saúde do município.
Sob a gestão do prefeito Evandro Mura e da secretária de Saúde Rosana Vassoler, o município tem se destacado por importantes investimentos na ampliação da estrutura de atendimento, melhorias na qualidade dos serviços, humanização no cuidado e aplicação responsável dos recursos públicos.


Santa Fé do Sul conta atualmente com uma rede sólida de saúde, composta por nove unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) em diversos bairros, Clias (Clínica de Atenção à Saúde), Clínica de Saúde da Mulher, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), a moderna Central da Saúde, que concentra serviços de regulação e transporte de pacientes, e o inovador Cemu (Centro de Especialidades Médicas do Unifunec), que fortalece o atendimento em 17 especialidades em parceria com a instituição de ensino superior.


Além disso, o município mantém ativo o sistema de transporte de pacientes, garantindo deslocamento digno e seguro para tratamentos em outras cidades, quando necessário, farmácia municipal, medicamentos de alto custo, Centro de Especialidade Odontológica entre outros.
Santa Fé do Sul também é referência em ações de prevenção e enfrentamento a doenças, como o combate à dengue, por meio de campanhas educativas, visitas domiciliares e atuação integrada dos agentes de endemias e vigilância sanitária. O município ainda realiza campanhas contínuas de vacinação e atenção primária à saúde.
Nos últimos anos, Santa Fé do Sul tem mantido índices acima do mínimo constitucional na aplicação de recursos próprios em saúde, demonstrando compromisso com a qualidade do serviço público. A média de investimento municipal ultrapassou os 25% da arrecadação própria, superando o mínimo exigido de 15%, o que se reflete diretamente na melhoria da infraestrutura, na capacitação de profissionais e na oferta de atendimento mais eficiente à população.
Atualmente, está em fase de construção uma ampla Unidade de Saúde no bairro Jardim Universitários V, e está em fase final de licitação a construção do Espaço Saúde do Jardim Universitário. Novas ESFs foram entregues, construídas com recursos próprios, como a ESF Jardim Morumbi, ESF da Vila Mariana e ESF Centro, na rua 3, esquina com a rua 4.
“A saúde é prioridade da nossa gestão. Investimos com responsabilidade e com foco no ser humano, oferecendo condições para que todos tenham acesso a um atendimento digno e de qualidade”, destaca o prefeito Evandro Mura.
A secretária Rosana Vassoler também enfatiza. “Com planejamento, estrutura e uma equipe dedicada, conseguimos ampliar o alcance dos nossos serviços e melhorar a experiência do cidadão com a saúde pública”.

Última Edição