GRUPO DE CESSAÇÃO DO TABAGISMO COMEÇA EM SANTA FÉ DO SUL COM FOCO NO APOIO E BEM-ESTAR DOS PARTICIPANTES

Publicado em 12/08/2025 11:08

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na semana passada ao novo ciclo do Grupo de Cessação do Tabagismo, em parceria com o Unifunec. O Grupo I iniciou suas atividades na noite da última quarta-feira (6) e o Grupo II começou na sexta-feira (8) com encontros semanais e acompanhamento multiprofissional.
O programa tem como objetivo oferecer suporte completo a pessoas que desejam parar de fumar, com encontros presenciais, distribuição do “Kit Fissura” (contendo alimentos e itens para o controle da ansiedade e da compulsão oral), além de palestras e rodas de conversa sobre os desafios da cessação do tabagismo.


De acordo com Luiz Fernando Campoi, médico responsável pela avaliação dos participantes, o trabalho conjunto e o acolhimento são fundamentais nesse processo. “O acompanhamento contínuo, a escuta e o apoio da equipe multiprofissional são essenciais para que cada participante consiga enfrentar os desafios da abstinência e permaneça firme no propósito de parar de fumar”.


A secretária de Saúde, Rosana Vassoler, destacou o compromisso da gestão em promover saúde preventiva e bem-estar à população. “Esse projeto é mais uma das ações da nossa Secretaria de Saúde que busca cuidar das pessoas de forma integral. A cessação do tabagismo melhora significativamente a qualidade de vida e reduz os riscos de diversas doenças. É um investimento em saúde pública”.
O projeto é coordenado pela assistente social Irene Faustino de Faria Junqueira e conta com o envolvimento de uma equipe multiprofissional composta por médico, psicóloga, nutricionista, dentista, educadora física e fisioterapeuta.
Os encontros acontecem na Central da Saúde, com o Grupo I às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e o Grupo II às sextas-feiras, das 7h30 às 8h30, seguindo cronograma com temas educativos e troca de experiências entre os participantes.
Os interessados em participar do programa devem procurar a ESF que pertencem ou a Central da Saúde (assistente social Irene).

Última Edição