DEPUTADO ITAMAR BORGES, PREFEITO EVANDRO MURA E PRESIDENTE DA CÂMARA, VAGUINHO LOPES, ANUNCIAM NOVO CURSO TÉCNICO NA ETEC
Em mais uma importante conquista para a educação e o desenvolvimento regional, a Etec de Santa Fé do Sul terá, a partir do primeiro semestre de 2026, o novo Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, com 40 vagas no período noturno e duração de três semestres.
A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto, que formalizou junto ao Centro Paula Souza (CPS) a solicitação para implantação do curso. Após passar por todos os trâmites internos, agora aguarda apenas a publicação oficial.

O deputado Itamar Borges destacou a relevância estratégica da conquista. “Esse novo curso é uma vitória para Santa Fé do Sul e toda a região. Estamos investindo no futuro, preparando jovens e profissionais para um setor que cresce a cada dia e que é referência em sustentabilidade e inovação. Fico feliz em poder contribuir diretamente para essa conquista”.

O prefeito Evandro Mura ressaltou o impacto para a formação profissional e para o mercado de trabalho local. “Essa é uma demanda que planejamos com responsabilidade, pensando no desenvolvimento da nossa cidade. O setor de energia renovável é uma realidade e precisamos de mão de obra qualificada. Santa Fé do Sul está pronta para ser referência na formação de profissionais dessa área”. O prefeito agradeceu ao deputado estadual Itamar Borges, ao presidente do Centro Paula Souza (CPS), o professor Clóvis Dias, ao chefe de Divisão, o professor Geraldo Sant’Anna e ao superintendente da Etec de Santa Fé do Sul, Fernando Pedroso, pelo empenho nesta grande conquista para o município.
O curso técnico em Sistemas de Energia Renovável formará profissionais para desenvolver e executar projetos, realizar instalação, operação e manutenção de sistemas de geração e distribuição de energia limpa, como solar, eólica, hidráulica e biomassa. Além disso, estimulará competências de gestão, inovação e liderança.
Em uma região com alta incidência solar e grande número de empresas ligadas ao setor, a oferta do curso é estratégica para o fortalecimento da economia local, atraindo investimentos, fomentando a inovação e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da população.

