EDUCAÇÃO INOVADORA NA ESCOLA ‘CIRLEY VOLPE LOPES’ EM SANTA FÉ DO SUL
A E.M. “Professora Cirley Volpe Lopes”, sob direção de Edna Batista e coordenação pedagógica de Fabrícia Coqueiro e Anahí Fernanda, iniciou um projeto pioneiro no município, trazendo inovação para a sala de aula com o uso da Plataforma Iônica, recurso digital do material da FTD adotado pela rede municipal de ensino.
Os alunos do 5º Ano A e do 5º Ano C, orientados pela professora Ângela Giti, são os primeiros a vivenciar essa experiência de ensino-aprendizagem que alia tecnologia digital, interatividade e personalização do conhecimento.
A plataforma oferece links interativos, publicações atualizadas, exercícios digitais, trilhas de aprendizagem e planos de retomada, promovendo novas formas de aprender e ensinar.
As vantagens para os estudantes são o desenvolvimento da autonomia tecnológica, a leitura e interpretação digital aprimoradas, o uso crítico e responsável da tecnologia e a formação de alunos preparados para lidar com diferentes linguagens e formatos (texto, vídeo, gráfico, áudio).
Os diferenciais do projeto são o acesso ampliado ao conhecimento em qualquer lugar e momento; a interatividade com recursos multimídia; a personalização do aprendizado; integração entre teoria e prática; monitoramento do desempenho dos alunos; colaboração e troca de saberes entre estudantes; atualização constante dos conteúdos; e a preparação para o futuro, desenvolvendo competências digitais indispensáveis.
A diretora Edna Batista destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da escola com uma educação inovadora e conectada, capaz de preparar os estudantes para os desafios do século XXI.
Segundo a professora Ângela Giti, os alunos estão participando com entusiasmo.
“Eles se sentem motivados ao explorar a plataforma e já demonstram avanços na autonomia e na interpretação digital. Acreditamos que os resultados serão muito positivos no processo de ensino-aprendizagem”.
As coordenadoras Fabrícia Coqueiro e Anahí Fernanda reforçam que o uso da Plataforma Iônica fortalece o papel da escola como espaço de transformação e inovação pedagógica, alinhada às novas demandas da educação.
Com essa experiência, a Escola “Cirley Volpe Lopes” dá mais um passo em direção a uma educação significativa, tecnológica e transformadora, valorizando tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o humano de seus estudantes.