CRAS E CAPS PROMOVEM RODA DE CONVERSA SOBRE SETEMBRO AMARELO EM SANTA FÉ DO SUL

Publicado em 11/09/2025 11:09

Na manhã da última quarta-feira (10), a Assistência Social da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), promoveu uma roda de conversa no Cras em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
O encontro reuniu os grupos atendidos pelos programas do Cras: Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV da Pessoa Idosa (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). A atividade foi conduzida com o apoio da coordenadora do Caps, Alexandra Rafaela Schiavinato, e da psicóloga Luciana da Silva.


A coordenadora do Cras, Camila Reis, destacou a relevância da iniciativa. “Falar sobre saúde mental é fundamental para quebrar tabus, promover o diálogo e fortalecer os vínculos sociais. O Setembro Amarelo nos lembra que a vida sempre deve ser valorizada e que procurar ajuda é um ato de coragem”.


Já a coordenadora do Caps, Alexandra Schiavinato, reforçou a importância da prevenção. “O suicídio pode ser evitado quando existe escuta, acolhimento e acompanhamento. Essas rodas de conversa são espaços importantes para conscientizar e, principalmente, mostrar que ninguém está sozinho”.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que busca alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade emocional. Em Santa Fé do Sul, a parceria entre a Assistência Social e o Caps reforça o compromisso do município em promover qualidade de vida e cuidado integral à população.

Última Edição