SANTA FÉ DO SUL CELEBRA OS 70 ANOS DA CÂMARA MUNICIPAL EM SESSÃO SOLENE MARCADA POR HONRARIA, SAUDOSISMO E RECONHECIMENTO
Santa Fé do Sul celebrou, na noite da última quarta-feira (1º), os 70 anos da Câmara Municipal, em uma sessão solene que reuniu emoção, saudosismo e profundo reconhecimento à trajetória dos vereadores que contribuíram para a construção e fortalecimento do Legislativo desde sua instalação oficial em 1955. O evento resgatou memórias e destacou a relevância histórica dos parlamentares, que ao longo dessas sete décadas foram imprescindíveis para o crescimento da Estância Turística, que completou 77 anos de fundação em 2025.
A solenidade foi presidida pelo vereador Vaguinho Lopes, e contou com a presença dos seus pares, Murilo Basi (vice-presidente), Teresinha do Gavas (secretária), José Rollemberg, Ronaldo Lima, Maicon da Santa Casa, Marcos Favaleça, Samuka da Limpeza e Patrícia Tsutsume. O evento ainda reuniu autoridades, ex-vereadores, familiares das 18 legislaturas que marcaram a trajetória do Legislativo, e a população, em um momento de emoção, reconhecimento e gratidão.
Estiveram presentes o prefeito Evandro Mura, o vice-prefeito Capitão Benitez, as damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, além de lideranças políticas e representantes da sociedade civil.
Durante a solenidade, foram homenageados vereadores e ex-vereadores que contribuíram para o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento do município ao longo destas sete décadas. Um vídeo institucional foi exibido, resgatando memórias de personagens que marcaram a história política da cidade, e uma placa comemorativa foi descerrada, simbolizando este marco.
O prefeito Evandro Mura, que foi vereador da Casa de Leis por dois mandatos consecutivos, também recebeu a significativa homenagem, entregue pelo presidente da Câmara Municipal e vereador Vaguinho Lopes. Em seu discurso, Mura agradeceu o reconhecimento e destacou a relevância da data. “Que noite memorável. Celebrar os 70 anos da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul é revisitar a história de Santa Fé do Sul e ao mesmo tempo revisitar a minha própria trajetória pública. Tive o privilégio de ocupar essa cadeira do plenário por oito anos e essa passagem pelo Poder Legislativo foi uma escola para a minha carreira política. Sou muito grato por tudo isso. E também aproveito a oportunidade para parabenizar nosso presidente e amigo, Vaguinho Lopes, que faz aniversário na data de hoje”.
O vice-prefeito Capitão Benitez também enalteceu o papel do Legislativo. “A Câmara Municipal é a casa do povo e tem sido, ao longo destes 70 anos, a voz da população. Esta homenagem é mais que um resgate histórico, é um reconhecimento da dedicação de todos que lutaram e continuam lutando pelo desenvolvimento da nossa querida Santa Fé do Sul. Quero aqui parabenizar todos os parlamentares da atual legislatura, que têm desempenhado um trabalho digno e essencial”.
O presidente da Câmara, o vereador Wagner Antonio Pereira Lopes (Vaguinho Lopes), reforçou a importância da solenidade. “Esta Casa de Leis carrega a missão de representar a população e de construir, junto ao Executivo e à sociedade, uma cidade cada vez mais forte e próspera. Hoje celebramos a memória do passado, mas também renovamos nosso compromisso com o presente e com o futuro de Santa Fé do Sul”.
Na ocasião, além dos discursos de Evandro Mura, Capitão Benitez e Vaguinho Lopes, também fizeram uso da palavra na tribuna: dona Alexandrina de Almeida Monte Vicente, que foi a primeira vereadora mulher de Santa Fé do Sul; o senhor Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; e o próprio Edinho Araújo, ex-prefeito e ex-deputado federal.
O pastor Eliezer Almeida, da 1ª Igreja Batista de Santa Fé do Sul, também deixou uma palavra de fé, o ex-vereador Gilberto Faidiga, representou o Padre Rodolfo, da Paróquia São João Batista.
Um dos pontos marcantes foi o discurso de Edinho Araújo, que possui 53 anos de vida pública. Filho de Santa Fé do Sul, Edinho relembrou seu mandato de prefeito da cidade e destacou também sua experiência como prefeito por 16 anos de São José do Rio Preto, deputado estadual, deputado federal e ministro de Estado. Em sua fala, enalteceu a importância dos vereadores no período em que foi chefe do Executivo, ressaltando o papel fundamental do Legislativo como aliado do desenvolvimento municipal.
A solenidade também contou com a participação especial, por meio de mensagem de vídeo, do deputado estadual Itamar Borges, que parabenizou o presidente da Câmara, Vaguinho Lopes, pela iniciativa de homenagear vereadores e ex-vereadores. Itamar expressou gratidão ao povo de Santa Fé do Sul, cidade onde iniciou sua trajetória política, sendo vereador por um mandato e prefeito por três, e atualmente em seu quarto mandato como deputado estadual. Emocionado, afirmou que “foi o Vaguinho quem me encaminhou para a vida pública. Por você, hoje sigo a carreira política. Muito obrigado, presidente.” Em sua mensagem, o parlamentar também cumprimentou o prefeito Evandro Mura, o vice-prefeito Capitão Benitez, as damas Elaine e Fernanda, além dos vereadores da atual legislatura, pela brilhante sessão solene.
Ao final, todos os presentes foram convidados para o descerramento da placa comemorativa e para um coquetel no hall da Câmara. A sessão solene reafirmou a importância do Legislativo Municipal como protagonista da transformação social e do desenvolvimento de Santa Fé do Sul, consolidando sua história e fortalecendo sua missão para as próximas gerações.