SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO DO NOROESTE PAULISTA
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Santa Fé do Sul, Ortêncio Vieira R. Sobrinho, participou na semana passada da 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Noroeste Paulista, realizada na cidade de Jales.
O encontro marcou um momento importante de mobilização social na região, reunindo agricultores familiares, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Durante a conferência foram discutidos problemas e dificuldades, como: dificuldade de organização/regularização da documentação administrativa da propriedade, falta de assistência técnica voltadas para a transição agroecológica, falta apoio financeiro, falta de políticas públicas mais acessíveis voltadas para as pequenas propriedades, entre outras potencialidades e propostas.

Organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a conferência é um espaço democrático de escuta e construção coletiva de propostas para o futuro do campo, das águas e das florestas, garantindo que as realidades locais estejam no centro do debate.

De acordo com Ortêncio, foram discutidos temas como acesso à terra, produção sustentável, assistência técnica, comercialização, juventude, igualdade de gênero e convivência com os biomas. “É um processo participativo que fortalece a cidadania e o diálogo entre governo e sociedade”, disse Ortêncio.
A Conferência Territorial é a etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual que acontecerá nos dias 18 e 19 de dezembro, na cidade de Bauru, e tem como objetivo construir uma agenda política estratégica orientada à transformação agroecológica dos sistemas alimentares, com foco no enfrentamento das mudanças climáticas, na soberania e segurança alimentar, e na promoção da cidadania e do bem viver nos territórios rurais.

