ESF MORUMBI INICIA GRUPO HIPERDIA COM FOCO NO CUIDADO CONTÍNUO DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO E DIABETES
A Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Morumbi iniciou, na última sexta-feira (16), as atividades do Grupo Hiperdia, uma importante ação voltada ao acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial e diabetes. Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, às 7h30, na unidade.
O grupo teve início pela ESF Morumbi, mas a proposta da Secretaria Municipal de Saúde é consolidar o Grupo Hiperdia em todas as ESFs do município, ampliando o cuidado e a prevenção junto à população.

Os pacientes participantes são convidados pelos agentes comunitários de Saúde, que realizam a busca ativa nas residências, orientando e incentivando pessoas com indicação clínica a participarem do grupo. Durante os encontros, os profissionais realizam o acolhimento, prestam orientações sobre as doenças, explicam como funciona o acompanhamento na unidade e quais cuidados podem ser adotados para melhorar a qualidade de vida.

Entre as ações desenvolvidas estão o acompanhamento contínuo dos pacientes, avaliação dos pés no caso dos diabéticos, aferição da glicemia, orientações sobre uso correto de medicamentos e esclarecimentos de que a unidade básica realiza todo o acompanhamento necessário.
Após o momento em grupo, os pacientes passam por consultas individuais, garantindo um atendimento ainda mais personalizado. O cuidado também é integrado com a saúde bucal, já que a hipertensão e o diabetes podem causar complicações odontológicas, oferecendo atendimento com a dentista da unidade.
A equipe responsável pelo Grupo Hiperdia da ESF Morumbi conta com a médica Katiane Vilela, a enfermeira responsável Maria Carolina e a dentista Jociara Barcelos.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Vassoler, destacou a importância da iniciativa.
“O Grupo Hiperdia fortalece o cuidado preventivo e o acompanhamento contínuo dos nossos pacientes. É uma ação que aproxima a saúde da comunidade, promove orientação, prevenção de complicações e melhora significativamente a qualidade de vida das pessoas atendidas.”
A médica da unidade, Katiane Vilela, também ressaltou os benefícios do atendimento realizado diretamente na ESF. “Esse acompanhamento mais próximo permite que o paciente seja cuidado na própria unidade de saúde, sem a necessidade imediata de um especialista. Com orientação, monitoramento e vínculo com a equipe, conseguimos controlar melhor as doenças e prevenir complicações”, finalizou.

