SANTA FÉ DO SUL UTILIZA DRONE NO COMBATE À DENGUE EM AÇÃO INTEGRADA DA SAÚDE E GCM

Publicado em 22/01/2026 10:01

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate à dengue com o uso de drone, tecnologia que passou a auxiliar o trabalho da equipe de Controle de Vetores, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). A iniciativa reforça o monitoramento de áreas de difícil acesso e amplia a eficiência das ações de prevenção, contando também com a participação ativa da população por meio de denúncias.
A utilização do equipamento tem sido fundamental, especialmente na identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em imóveis fechados ou desabitados, onde a maior preocupação são piscinas não utilizadas e sem manutenção, que podem se tornar grandes criadouros do mosquito. O drone permite a inspeção aérea desses locais, possibilitando que a equipe técnica adote rapidamente as medidas necessárias de controle.


A ação realizada na última terça-feira (20), ocorreu no Jardim Universitário e na região central do município, como parte de uma vistoria in loco para averiguar denúncias feitas por moradores vizinhos de imóveis com suspeita de focos do mosquito.


A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando de forma contínua e intensificada no combate à dengue em Santa Fé do Sul. Diversas ações estão sendo desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica, com apoio da GCM, incluindo a eliminação de criadouros, vistorias técnicas e o arrastão de limpeza, que segue em andamento com orientação à população e retirada de materiais que acumulam água em lotes e residências.
O drone será utilizado de forma pontual e estratégica, principalmente em áreas remotas e de difícil acesso, imóveis fechados há longo período e locais sem manutenção adequada, que representam risco à saúde pública.
A Secretaria de Saúde reforça o alerta à população para a importância de eliminar criadouros do mosquito, mantendo quintais limpos, evitando água parada em recipientes como tampas de garrafas, ralos, calhas, vasos de plantas e caixas d’água. O Aedes aegypti é transmissor não apenas da dengue, mas também da febre amarela, Chikungunya e Zika vírus.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Valéria Campoi, a tecnologia vem para somar ao trabalho já realizado pelas equipes. “Essa tecnologia será incorporada pontualmente ao trabalho que já realizamos no município e auxiliará de forma importante nossa missão de proteger a saúde pública e manter a dengue sob controle em Santa Fé do Sul. O apoio da GCM e a colaboração da população, por meio das denúncias, são fundamentais para o sucesso dessas ações”.
A prefeitura reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos e pede que a população continue colaborando, eliminando possíveis focos e denunciando situações de risco, contribuindo para uma cidade mais segura e saudável.

Última Edição