Capim, 70

Publicado em 14/02/2026 00:02

O nosso herói de hoje é José Roberto Bavelloni, conhecido popularmente como Capim. Nasceu em Itápolis-SP, no dia 7 de agosto de 1956. É filho primogênito de D. Iracema e Nelson Bavelloni. De Adamantina, onde cursou primário, admissão e ginasial, veio para Santa Fé do Sul. Aqui na terrinha fez o colegial no Iepim e se formou professor de educação física na Funec em 1981, na época dos professores Moacir, Nenê, Zélia, Texite e João Ancete.
No dia 25 de junho de 1982, encontrou a princesa Mara Cristina e, como num conto de fadas, o casal vive feliz até os dias de hoje. Por sua opção trabalhou nas Lotéricas Fracarolli, no Banco Comind e Real, nos Laticínios Leco e no Frigorífico Tatuibi, por 20 anos, onde se aposentou.
No esporte jogou no tradicional racha do Tênis Clube por mais de 20 anos com os craques Euricão, Jorge Mé, Washington, Greguelo, Moringa, Viola, Adacyr, Pazim, Vascão, Jegão, Carlinho Preto, Dener, Gildão, Leitão, Miron, Ivan, Memé, Bebeto (filho), Ito, Lucinho, Henrique, Nando, Fordinho, Gino, Watanabe e muitos outros. Foi nessa época que José Roberto ficou carinhosamente conhecido como Verdim por ser palmeirense fanático. Atacante habilidoso e genioso, logo o chamaram de Amargoso. Outros diziam que ele era Braquiária, Tiririca ou Colonião, quando chutava a bola para o mato no jogo de campeonato. Até que o Vascão, Enciclopédia do Futebol de Racha, o apelidou simplesmente de Capim.
Antigamente não tinha a modalidade de tênis no Santa Fé Tênis Clube. Apaixonado pelo esporte, Capim, juntamente com o Júnior da Padaria e o Amilton do Buteko, começaram a jogar na quadra do clube. Assim, em 2003, no Tênis Clube, ganhou o seu primeiro troféu de campeão e o destaque na estante é o do 1º Tatuibi Open de Tênis dentre os 50 troféus de campeão e vice, além das centenas de medalhas conquistadas até hoje.
No Clube Nipo foi campeão individual em 2017, no Torneio de Equipes e vice no Torneio do Rancho Nakamura.
Nos Jogos da Melhor Idade foi terceiro colocado no Estadual. Foi Tri Campeão Regional (2022/24/25) e vice (2023) quando, naquele torneio, o seu companheiro, Yoshiaki Ichihara foi o grande campeão na categoria acima dos 70 anos. Até hoje, o nosso herói se utiliza das raquetes presenteadas pelo amigo tenista como talismã para as suas futuras vitórias.
Nos Torneios Interestaduais foi campeão em Três Lagoas (2025) e vice na cidade de Nova Andradina (2016).
A homenagem ao amigo Capim é pelos seus 70 anos de muita disposição, saúde e excelência física para levar o nome da nossa cidade no cenário esportivo do tênis. São os votos de sua esposa Mara Cristina Antunes Sampaio, de seu querido filho Bebeto, de suas irmãs, Janete, Jussara e Joslaine, da família, dos amigos, dos companheiros do racha, do tênis e da população da Estância e região.
Parabéns, campeão!

Última Edição