PREFEITURA INAUGURA NOVO ALMOXARIFADO CENTRAL E HOMENAGEIA FRANCISCO BERMAL CAPARROZ – FRAQUITO
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul inaugurou, na manhã da última segunda-feira (22), o novo Almoxarifado Central Municipal, localizado na Avenida Navarro de Andrade, nº 31, no Centro. Durante a solenidade, o espaço também recebeu oficialmente a denominação de Almoxarifado Central Francisco Bermal Caparroz – Fraquito, em uma justa homenagem a um cidadão que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do município.
O evento reuniu o prefeito Evandro Mura, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elaine Mura, o vice-prefeito Capitão Fernando Benitez, o presidente da Câmara Municipal e autor da propositura, o vereador Vaguinho Lopes, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, colaboradores, familiares do homenageado e população em geral.

A nova estrutura passa a concentrar setores estratégicos da Administração Municipal, como o Almoxarifado Central, Almoxarifado Social, Almoxarifado da Educação, Almoxarifado da Saúde, a Farmácia do Canil Municipal, além das equipes da Limpeza Pública e do Departamento de Conservação do Município.

Com a centralização dos serviços, a prefeitura garante mais organização dos estoques públicos, controle na distribuição de materiais entre as secretarias, melhoria na logística operacional, economia de recursos públicos, redução de gastos com aluguéis e mais agilidade na prestação dos serviços oferecidos à população.

Durante a cerimônia também foram apresentados os responsáveis pelos setores que passam a atuar no novo espaço: Vagner Furtile (Almoxarifado Central), Luiz Gabriel Alves de Oliveira (Almoxarifado Social), Fabiano Eder Zanini (Almoxarifado da Educação), Nelson Aparecido de Almeida (Almoxarifado da Saúde), Tadeu Mariano (Farmácia do Canil Municipal), Maiquel Rodrigues (Limpeza Pública) e Wilson Furlan (Departamento de Conservação do Município).
O primeiro a fazer uso da palavra foi o diretor do Departamento de Conservação do Município, Wilson Furlan, que relembrou a trajetória para concretização da obra. “Este prédio era um sonho para todos nós e hoje se torna realidade. Além das melhorias do serviço público, é uma alegria muito grande poder proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores, que diariamente se dedicam para cuidar da nossa cidade”.
Na sequência, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Vaguinho Lopes, destacou a satisfação em ser o autor da propositura que deu o nome de Francisco Bermal Caparroz – Fraquito ao novo Almoxarifado Central. “Tenho uma amizade de décadas com a família Bermal Caparroz e sei da importância que o Fraquito teve para Santa Fé do Sul. Essa é uma homenagem justa, merecida e que eterniza a história de um homem que contribuiu para o crescimento da nossa cidade”.
A homenagem foi oficializada por meio do Projeto de Lei nº 065/2026, de autoria do vereador Vaguinho Lopes, revogando a Lei Municipal nº 2.246/2003, que anteriormente atribuía o nome de Francisco Bermal Caparroz ao Galpão de Agronegócios.
Representando a família, o médico Damião Bermal agradeceu o reconhecimento prestado pelo Poder Público e emocionou os presentes ao recordar a trajetória de seu pai, destacando seu legado de trabalho e dedicação, contribuindo diretamente com o crescimento e desenvolvimento de Santa Fé do Sul, como um dos pioneiros desta cidade.
Como forma de reconhecimento, a Administração Municipal entregou aos familiares uma réplica em miniatura da placa inaugural, em homenagem a Francisco Bermal Caparroz – Fraquito, simbolizando a gratidão do município e eternizando sua memória junto à história de Santa Fé do Sul.
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Capitão Fernando Benitez ressaltou que o novo almoxarifado representa mais um importante investimento realizado pela atual gestão. “Esta é mais uma obra que demonstra o compromisso da gestão Mura e Benitez com a eficiência da administração pública. Além de oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores, este espaço vai melhorar o atendimento à população e gerar economia aos cofres públicos com a redução de despesas de aluguel”.
Em seu discurso, o prefeito Evandro Mura destacou que a inauguração acontece em um momento especial, durante as comemorações pelos 78 anos de Santa Fé do Sul, reforçando o compromisso da Administração Municipal com investimentos que fortalecem a estrutura pública. “É uma alegria entregar mais uma importante obra para nossa cidade justamente na semana em que Santa Fé do Sul celebra seus 78 anos. Este novo almoxarifado vai trazer mais organização, eficiência e agilidade para o trabalho das nossas equipes, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Quero parabenizar todos os colaboradores que atuarão neste espaço, em nome do diretor de Conservação do Município, Wilson Furlan, e também prestar minha homenagem ao saudoso Fraquitão e a toda a família Bermal Caparroz, que fazem parte da história e do desenvolvimento de Santa Fé do Su”.
Após os pronunciamentos, autoridades e familiares participaram do descerramento da placa inaugural do Almoxarifado Central Francisco Bermal Caparroz – Fraquito. Em seguida, os convidados conheceram as novas instalações do prédio, que passa a desempenhar papel estratégico no suporte às atividades das secretarias municipais, garantindo mais eficiência administrativa, melhor gestão dos materiais públicos e nos serviços prestados à população.

