Vieira
O nosso herói de hoje, Antônio Vieira, nas ceuaos 29 de agosto de 1944, na cidadela de Macaubal (SP).
Ele é o terceiro filho, dos doze, do casal, Maria Lima de Oliveira e Cassiano Benedito Vieira.
Deste timão, que tinha oito mulheres e quatro homens, Antônio era reserva, mas se tornou titular com o falecimento de uma de suas irmãs.
A família se mudou para Monções e depois para Jales, e foi lá que o nosso herói completou o primário.
Em 1960, época em que não existia o Estatuto da Criança e do Adolescente, aos 14 anos veio para Santa Fé do Sul trabalhar, como servente de pedreiro. Chegou a ser pedreiro e foi decisivo na construção do prédio do cinema da cidade, hoje o Centro Integrado de Cultura (CIC).
Em 1964 o nosso herói foi para São Paulo estudar no Senai e se capacitou como desenhista serralheiro e foi trabalhar nas indústrias do ABC paulista.
Lá na Terra da Garoa, no campo perto da Estação da Luz, Vieira era titular do time dos militares, cujo primo sargento Jair Vieira da Cruz era capitão da equipe, hoje coronel aposentado.
Foi na Capital, precisamente no campo do Juventus, que ele jogou com Gilmar, Pelé e Mengálvio. Naturalmente, foi num jogo de truco…
Em 1964 conheceu a sua cara metade, Vera Lúcia Rissi e se casou em São Caetano do Sul. Trabalhou em três firmas, a primeira, na Cerâmica São Caetano, por 5 anos, depois na Villar, por 16 anos e, na Mercedes, por 13 anos.
Ao se aposentar, voltou para a terrinha para curtir a amizade que deixou nos tempos da sua juventude.
Ele era do time do Botafogo F.C. cujo técnico era o Avelino.
Naquela época de ouro, no campo de futebol em frente do Tênis Clube, jogou com os goleiros Élcio, Múrcio, Pedro Castro e Abdala além de atletas de nome, como Moacir Carlos de Almeida, Armando Rossafa Garcia, Manivela, Julinho, Ramirez, Gildão, Euricão, Fordinho, Pedro Sanches, Cobrinha e entre outros craques do balão de couro.
Hoje o nosso herói é um atleta completo.
Nas Olimpíadas do Coronariano sempre foi um vencedor. Nos Jori é figura de destaque no time de vôlei da cidade e foi campeão estadual, em Aparecida do Taboado, com Cicuto, Maurício, Denílson, Gil, João Ancete e Augusto. Conseguiu o título de vice-campeão nos Jori de Jales em marcha atlética e prova de pedestrianismo.
No Tênis Clube aprendeu a jogar bola com o mestre Gilberto, depois que adquiriu os DVDs “Jogando com Dr. Gilberto”.
Hoje joga racha na AABB e no alto dos seus 70 anos foi campeão da modalidade com craques como Gustavo, Toinho, Carlos Kaká, Leandro, Fagner, João Marcelo, Bim, Elton Prioli, Murilo Ramos, Tiago Brito e Denis Manzoli.
A sua torcida organizada composta pela esposa Vera Lúcia, as suas filhas Shirlei, Sheila e pelo filho caçula, João Ricardo, além do seu netinho querido, Lucas fez a festa neste fim de semana.