Computadores x Smartphones
Os smartphones estão cada vez mais sofisticados, praticamente suprem a necessidade de um computador.
Para alguns, os smartphones irão tomar conta do mercado; para outros, isso será apenas um novo atributo aderido a ele.
Creio que a portabilidade esteja em foco no momento, mas não acredito que o mercado desktop perca assustadoramente espaço, como dizem algumas pesquisas.
Para quem se lembra, passamos por uma grande crise em 1994, onde algumas pessoas também mencionaram as vendas de desktops.
Aqui no Brasil foi realizada uma pesquisa para saber qual a preferência dos brasileiros em acessar a internet seja smartphone ou PC, e acredite, de todos entrevistados, 94% mantiveram a escolha, confirmando preferência por smartphones.
A pesquisa se manteve firme quando a proposta foi acessa, mas quando o assunto se voltou à parte gráfica pesada, empresarial, sistemas de gestão, a história foi outra, voltando os desktops ao foco novamente.
Claro, entendemos que atualmente a preferência é portabilidade, e que as vendas tem tomado rumos significantes em questão aos celulares inteligentes, mas ambos dispositivos ainda fazem parte de suas particularidades, mantendo desejo e preferência.
O mercado financeiro funciona da seguinte maneira: o investidor aplica onde for viável; portanto, se algum dia essa viabilidade ficar fora de foco, ele irá buscar inovação, e, vivendo nesse mundo onde a cada dia novidades são descobertas, fica difícil saber quanto tempo o foco ficará voltado à aplicação, e quão demorado será seu sucesso.
Em termos de popularidade, os smartphones estão à frente; agora, para trabalhos mais pesados, ainda mantém pódio os desktops.
Sendo assim, por uma questão de uso e gosto, deixarei que você faça sua escolha.