ENTENDA O QUE É O GLAUCOMA, DOENÇA QUE CAUSA A CEGUEIRA
É lembrado hoje, dia 26, o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, que é a segunda doença causadora da cegueira permanente.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde -, são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas são acometidas pela doença em todo o mundo. No Brasil, aproximadamente 580 mil pacientes ficaram totalmente cegos por esse mal.
Uma pesquisa do Ibope – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – aponta que um terço das pessoas com mais de 16 anos jamais visitou um oftalmologista e um milhão acima de 40 anos têm a doença, que chega a atingir quatro milhões de brasileiros.
O glaucoma é uma doença ocular hereditária e progressiva causada pela irregularidade da pressão intraocular, que causa lesão no nervo óptico.
Age silenciosamente e costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado, ou quando ocorre perda do campo visual.
Em 80% dos casos, se não tratada, o glaucoma evolui para perda total da visão. Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada, possibilitando uma vida normal, desde que as orientações médicas sejam seguidas corretamente, sendo uma delas a consulta a um oftalmologista, a fim de avaliar como está a pressão intraocular e o aspecto do nervo óptico.