USINA DE ILHA SOLTEIRA ESTÁ COM NÍVEL MAIS BAIXO DO PAÍS
Os reservatórios das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos, de Pereira Barreto, está com os níveis mais baixos do país, conforme divulgado na quarta-feira, dia 25, pelo NOS – Operador Nacional do Sistema Elétrico -. No mesmo período no ano passado, o volume útil dos reservatórios era de 80%.
Apesar de ter alcançado 0%, esse número não quer dizer que o rio secou e que a geração de energia será comprometida.
A CESP, concessionária responsável por essas hidrelétricas, informou que está trabalhando com a capacidade mínima, mas garante que o fornecimento de energia para quase sete milhões de casas não está comprometido, porque o sistema energético do país é interligado.
Segundo o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp – Universidade Estadual Paulista -, de Ilha Solteira, após a criação do canal de Pereira Barreto, o lago das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos passaram a ser um reservatório único. “A ONS, ao invés de calcular o volume na linha da boca da turbina, passou a calcular a navegabilidade da hidrovia no canal, que neste caso está em 0%. Mas isso ainda não prejudica a geração de energia, mas é preocupante”, explicou ele.
A diminuição do volume do reservatório também já prejudica os agricultores que utilizam a irrigação para aumentar a produção de suas culturas e os produtores de peixes em tanques-redes. “Os agricultores estão tendo que ampliar o sistema para buscar água para a irrigação. Já os piscicultores estão tendo que mudar os tanques de lugar, buscando áreas mais profundas do rio, o que aumenta o custo. Dificilmente esse gasto vai ser compensado”, finalizou. Informações: Ilha de Notícias