Atividade física durante o inverno: conheça os cuidados necessários

Publicado em 4/07/2014 23:07

Alongamento, aquecimento, pausa, hidratação e até as roupas utilizadas devem ser diferentes para praticar exercícios no período do inverno

Por Kayki Martins

BolaDurante o período de inverno, quando as temperaturas são mais baixas, aos praticantes de atividades físicas são exigidos cuidados extras para que o benefício dos exercícios não sejam perdidos ou, ainda, prejudiciais.
De acordo com o personal trainner, Luiz Gustavo de Mattos, tudo começa com o metabolismo, pois o inverno é uma estação que requer mais deste, e com um gasto de energia maior, ele terá que trabalhar mais para produzir calor.
Antes de iniciar efetivamente os exercícios, Luiz Gustavo recomenda que seja dada uma maior atenção para as atividades de alongamento e aquecimento.
“Para evitar dores musculares e articulares, bem como distensões e contraturas, durante o alongamento deve ser dada uma atenção especial aos membros que serão mais exigidos durante os exercícios, sendo importantíssimo também prolongar as atividades de aquecimento em, pelo menos, dez a vinte minutos”, orientou o personal.
Ainda de acordo com ele, após iniciadas as atividades físicas, para que a temperatura do corpo não baixe muito, devem ser realizados intervalos breves entre os exercícios, e, mesmo que o corpo sue menos, em virtude do frio, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, pois, apesar da falsa sensação que o organismo precisa de menos líquido, a verdade é que esse consumo deve ser de acordo com a intensidade das atividades, sendo que, para aqueles que as fazem de modo mais intenso, o consumo também deverá ser maior.
A Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes, recomenda um consumo diário de, em média, 2,7 litros para as mulheres e 3,7 litros para os homens, devendo esse parâmetro ser seguido para um melhor aproveitamento durante as atividades.
Para treinos com duração acima de uma hora a recomendação é que, além de líquido, sejam consumidas bebidas esportivas, pois também se torna necessário repor sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação dos fluidos e retêm a água no corpo, mantendo-o hidratado.
Quanto as roupas utilizadas durante as atividades físicas praticadas no inverno, a recomendação do personal Luiz Gustavo é para que estas possam manter o corpo aquecido, porém que sejam leves e confortáveis, não prejudicando assim os movimentos durante o treino. É indicado que sejam, preferencialmente, de algodão, e permeáveis, para que permitam a troca de calor do corpo com o ambiente.
Luiz Gustavo disse ainda que, para evitar o ganho de peso, já que nesse período a ingestão de massas e doces normalmente é maior, o ideal é praticar atividades aeróbicas, sem deixar de lado frutas, legumes e verduras.
“Além de tomar cuidado com a alimentação exagerada durante o inverno, para evitar ganhar peso a prática de algumas atividades de aeróbica como caminhada, corrida ou bicicleta podem muito bem ser realizadas”, destacou o personal.

Última Edição