Calem-se, falsos patriotas!

Publicado em 11/07/2014 22:07

Terça-feira conheci/descobri um tipo de pessoa que não precisamos para nada em nosso país: os falsos patriotas.
Aqueles que cantavam o verso final do hino “pátria amada Brasil” junto com a televisão, com a mão no peito, e a entonação de um verdadeiro tenor, mas que, assim que viram as coisas se complicarem – e muito – para a nossa seleção, tiveram uma atitude mais covarde do que aquela que insistentemente apontavam ser dos jogadores.
Enfeitaram alegres suas casas, receberam amigos e familiares nos dias de jogos, sorriram, gritaram, torceram e depois se emocionaram com cada conquista da seleção, porém, no primeiro e fatal deslize que esta cometeu, agiram como se nenhuma felicidade aquele time lhes tivesse dado até então. Como se fosse o primeiro e último jogo da Copa, que terminava com uma goleada vexatória de 7×1.
Mas, o Brasil tinha mesmo a OBRIGAÇÃO ganhar a Copa? Será?
Sei que o evento está sendo realizado em nosso país, custou bilhões aos nossos cofres e foi pago com nosso dinheiro, isso é fato, porém, será mesmo que podemos exigir, no mais literal sentido da palavra, que um time vença de qualquer maneira uma competição?
Não, não podemos.
O que poderíamos fazer é o que fizemos: torcer, acreditar, ter fé e sofrer junto com o time a cada difícil conquista.
Exigir que fôssemos campeões é tolice, pois primeiro de tudo isso desrespeita a capacidade de nossos adversários, que são tão qualificados quanto nós para a vitória.
Depois, que, acredito eu, aquele que algum dia já participou de qualquer espécie de competição que seja, sabe que se entra nela para ganhar ou para perder, e que se torna impossível garantir o resultado vencedor em todas as ocasiões.
É claro que fiquei triste com a nossa derrota.
E envergonhado também, mas, não por causa de nossa seleção, jogadores ou comissão técnica. Fiquei envergonhado em ver a vergonhosa atitude desses falsos patriotas, que, como disse, sinceramente, não acrescentam nada a nosso país.
Talvez muitos desses sejam os que ajudam a eleger péssimos candidatos e depois descaradamente vão as ruas e protestam contra nossa política. Ou são autores de muitas das pequenas corrupções do dia a dia, como furar uma fila ou usar de influência para obter vantagens.
No literal? Para mim é a escória de nossa nação, e são esses, sim, o motivo de maior vergonha desse país.
Porque o brasileiro de verdade é guerreiro, apaixonado, e convicto do poder e da soberania do nosso país.
Nem mesmo a maior derrota pode apagar uma história vitoriosa.
Calem-se, falsos patriotas!

Última Edição