MAIS DE 70 PESSOAS DENUNCIADAS POR ENVOLVIMENTO EM MÁFIA DO ASFALTO
O Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado -, e as promotorias de Justiça de várias cidades realizaram mais sete denúncias por crimes de fraudes a licitações praticadas pela “Máfia do Asfalto”. Ao todo, 79 pessoas foram denunciadas; entretanto, o Gaeco não informou o nome dos acusados.
De acordo com o Gaeco, todas as denúncias envolvendo convênios firmados por prefeituras com o governo estadual totalizam quase R$ 7 milhões.
O esquema da “Máfia do Asfalto” foi deflagrado em julho de 2013 após cinco anos de investigações do Ministério Público, Gaeco, Polícia Federal e Ministério Público Federal.
A Operação Fratelli trouxe à tona o funcionamento do esquema, onde, empresas pertencentes a um mesmo grupo empresarial, com base em Votuporanga, simulavam licitações para ‘abocanhar’ contratos de recapeamento e pavimentação. As verbas eram provenientes dos Ministérios do Turismo e das Cidades, direcionadas a cerca de 80 municípios do noroeste paulista por meio de emendas parlamentares. G1