Energia Estática

Publicado em 25/07/2014 23:07

Assim como passei por isso, também vi muitas pessoas tomarem choque ao relar em superfícies metálicas ou até mesmo dar choque em outras pessoas.
Outra situação constante é no tempo frio, quando, ao retirarmos uma blusa de lã, escutamos pequenos estalos, como se naquele momento pequenas fagulhas elétricas estivessem sendo dispersas. Esse fenômeno acontece devido à energia estática, onde o acúmulo de carga elétrica se concentra no objeto, ou, até mesmo, em nosso corpo.
Assim como a energia comum, a energia estática também precisa circular, e assim que tocamos em alguém, ou em um objeto, descarregamos, e nesse momento sentimos a sensação do choque.
Tudo que vemos e aquilo que não está no alcance de nossa visão é composto por átomos. Um átomo que tenha o mesmo número de prótons e elétrons é neutro, enquanto que um com número diferente dos mesmos pode ter carga positiva ou negativa.
Materias como vidro plástico ou até mesmo tecido não favorecem a movimentação de elétrons, e, no entanto, se você tocar um desses objetos, não sofrerá a descarga, ao contrário dos metais que são ótimos condutores.
Saiba que as condições climáticas também interferem nesse evento, já que no verão a umidade contida no ar alivia a carga extra que nosso corpo acumula. Portanto, em dias mais frios as condições aumentam, pois nessa época a umidade é menor que no verão.
Uma das maneiras mais simples de evitar esse fenômeno é manter no ambiente um umidificador de ar.
Agora, para os especialistas em componentes eletrônicos, manter uma pulseira anti-estática é fundamental, pois essa mesma energia contida em nosso corpo pode queimar facilmente uma placa-mãe.

Última Edição