Falta de chuva pode ocasionar racionamento de água em Santa Fé
Segundo superintendente do Saae, Adércio Rodrigues, chuvas passageiras não resolvem nada
Por Daniela Trombeta Dias
A estiagem registrada desde o ano passado está ocasionando uma preocupação frequente por parte do superintende do Saae-Serviço Autônomo de Água e Esgoto-, Adércio Rodrigues, pois, segundo ele, a situação é extremamente preocupante e pode ter que ser determinado o racionamento de água na cidade.
“Carecemos de chuva, que seja favorável aos nossos reservatórios de água, já que só temos registrado chuviscos na cidade, o que não são suficientes”, afirmou ele.
Contou que alguns bairros possuem poços, mas a represa está com apenas 30% de água de sua capacidade. “Não temos outra opção a não ser contar com a população para que continue colaborando, evitando gastos que não sejam de extrema necessidade”.
Relatou que, como desde o ano passado vem pedindo a colaboração dos moradores, e que os mesmos mostraram mudanças, ainda assim é necessário que seja feita mais economia ainda.
“Sabemos que é difícil, pois o calor está muito forte, mas a água é importante para nossa sobrevivência e, se falta, será bem pior do que economizar”.
Só para se ter uma ideia, nos primeiros oito dias de 2013 choveu 87 milímetros e nos últimos oito dias deste ano, apenas 13 milímetros.
Em 2012, durante todo o ano, choveu 1.300 milímetros e, em 2013, nos doze meses foram registrados 950 milímetros.
Segundo dados do Saae, a média de consumo diário em 2012 era de 8 milhões e 500 mil metros cúbicos, e em 2013 subiu para 9 milhões e 400 mil metros cúbicos, o que é um aumento considerável.