ALEGRIA

Publicado em 19/11/2016 00:11

Toda vez que um paciente chega no consultório querendo emagrecer ou ganhar massa magra ou mesmo melhorara a alimentação já pensa que vai ficar triste porque tem que parar de comer tudo que gosta.
Associamos alimentação aos nossos sentimentos.
E quando estamos alegres, comemos. Quando estamos tristes, comemos, quando estamos com raiva, comemos.
Ou seja, a comida é um alívio para as emoções.
Percebeu, um alívio, não a solução.
Daí, quando você pensa em ficar sem comer o que gosta automaticamente já fica triste.
Não vou falar aqui sobre o que deveria ou realmente poderia te deixar alegre e trazer felicidade, elas vem de dentro, de um estado emocional bem e equilibrado com você mesmo.
Mas, comer pode sim te deixar mais alegre ou mais triste. E é nisso que quero focar.
Quando seu corpo tem carência de alguns nutrientes, especialmente vitaminas do complexo B, vitamina D, zinco, magnésio e selênio, muito provavelmente você experimente alguns quadros de tristeza, ansiedade, mau humor ou indisposição.
Ah Camila, mas eu como bem, me alimento de frutas, verduras legumes, cereais integrais.
Ok, mas e o resto? Toma algum medicamento? Seu intestino está funcionando corretamente? Tem gases? Toma água adequadamente? Com que freqüência ingere industrializados e como faz para desintoxicar? A carência pode não ser pela falta de comer, mas por não absorver ou utilizar corretamente os nutrieintes.
Mulheres, atenção: o uso de anticoncepcionais orais provoca diminuição da absorção das vitaminas do complexo B. È preciso ter uma atenção especial.
Se seu intestino não funciona regularmente ou se você tem “estufamento” ou gases é sinal que sua absorção de nutrientes está comprometida. Você pode até comer, mas não absorver o que precisa.
Se você não bebe água seu corpo não transporta os nutrientes para as células e nem tão pouco elimina o que precisa.
Dia do lixo não existe. Você não é um lixo. Você não derruba um caminhão de terra na sua casa e passa a semana inteira limpando depois. Você pode até fazer refeições fora do padrão, mas não precisa chutar o balde.
Alias, pode e deve, porque não existe perfeição e sim equilíbrio. Seguir na maior parte do tempo o seu estilo de vida saudável e se permitir comer aquilo que nem é tão saudável assim em algumas ocasiões.
E essa é a chave da alegria. Manter seu corpo nutrido.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição