ALIMENTOS ORGÂNICOS

Publicado em 6/11/2015 23:11

Os alimentos orgânicos são os mais saudáveis e a melhor opção quando se pensa em saúde e prevenção de doenças.
Estes alimentos são produzidos de uma forma sustentável, ou seja, sem agressão ao meio ambiente, seu cultivo não contamina solo, água, ou deixa qualquer vestígio que atrapalhe a natureza.
Para a produção de orgânicos não é permitido o uso de agrotóxico. O agrotóxico é uma substância química utilizada para controle de pragas, para não deixar que o alimento seja “atacado e devorado” por insetos, por exemplo. Então, essa substância “espanta” ou mata o inseto que naturalmente comeria aquele alimento. Ele não o come mais, ou, se o comer, morre.
Ok, beleza, o “insetinho” morre intoxicado.
E você? O que acontece com o seu corpo quando você come esse produto que recebeu essa carga de agrotóxicos que matou o inseto?
Bom, mas alguns agrotóxicos que “sabidamente” fazem mal a saúde já foram colocados na lista de proibidos. Aham, foram proibidos, mas ainda estão nos tomates e pimentões. O ponto é, pense comigo, para que colocamos uma substância química em um alimento? Para aumentar a produção. Para vender mais. Para consumir mais.
Isso acontece com tudo: frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, com todos os alimentos. A industrialização veio para aumentar a oferta. Você veio para aumentar o consumo. Você sabe o que está consumindo?
Antigamente sua avó tinha 12 irmãos e eu tenho certeza que não tinha 3 kilos de frango na hora do almoço. Muito menos 12 pães franceses no café da manhã. O consumo era menor. A produção vinha de casa para as pessoas da casa. Comer, alimentar-se tinha outro significado.
Hoje você consome, engole. Não tem tempo.
Então, precisou do agrotóxico para fazer o tomate crescer mais, e para não haver desperdício na produção, nenhum outro bichinho poderia comê-lo. Você não divide mais sua produção com a natureza, você a explora.
Precisou industrializar para ficar tudo pronto e rápido. Não dá mais para fazer ou esperar o franguinho na panela ficar pronto. Frango caipira é muito duro.
Tudo tem seu preço. Estamos pagando pelas nossas escolhas.
Alface não engorda e não faz mal, não é mesmo?! Agora, alface com agrotóxico? Cheia de metais pesados?
Ah, Camila, ótimo, você está me mandando não comer alface. Amei.
Não, não estou. Entenda bem, estou mandando, se é que mando alguma coisa, você pensar mais e escolher alimentos que não venham contaminados: escolha os orgânicos.
Minha avó tinha horta em casa. Nunca comprou salsinha ou cebolinha.
Naquela época já era tudo orgânico. Nós que complicamos e intoxicamos as coisas.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!

Última Edição