BELA, RECATADA E DA TPM
Irritação, estresse, nervosismo, mal humor.
Bom dia por quê?
Bom dia para quem?
Toda mulher, e todo homem também, ou têm ou convive com alguém que é dócil, amável, um amor de pessoa.
Mas, de repente, aquele ser inofensivo se transforma, literalmente no, incrível Hulk.
O bom humor some. A paciência acaba. Você não pode nem olhar para a pessoa que ela já quer te bater.
Sabe aquele dia que nem você se aguenta. Aquele dia que, se pudesse, nem sairia de casa: dá tudo errado, as pessoas são chatas, o chefe é insuportável, você quer chorar, gritar, comer doce, se sente gorda, inchada, com dor de cabeça. Ahhhhh. Chega.
A bela e recata virou a doida da TPM.
Tudo bem que primeiro temos que diferenciar: tensão pré-menstrual acontece uma vez ao mês. Se você é sempre assim, não culpe a TPM.
Mas, para alegria e felicidade geral da nação, ela tem sim como ser tratada.
Você não merece passar por isso.
Essa bagunça toda tem muito a ver com seu estado nutricional. A deficiência de nutrientes e excesso de alguns alimentos inflamatórios são sim responsáveis por esse desconforto.
Vamos identificar, então o seu tipo de TPM: você incha? Chora? Fica nervosa? Com muita vontade de doce? Tem cólica? Fluxo intenso? Dor no seio? Irritação? Nervosismo? Tudo isso junto?
Quem tem muita vontade de doce, choro fácil, sensibilidade têm deficiência de vitaminas do complexo B, principalmente de B6, de cálcio, magnésio. É preciso comer alimentos fonte destes nutrientes durante todo o mês, mas, especialmente neste período.
Quem fica muito inchada tem que passar longe de cafeína e chá verde. Eles pioram o sintoma. Está vendo que a dica da vizinha nem sempre serve para você.
As que sentem dor nas mamas e cólicas se beneficiam muito da suplementação com ômega 3. Dependendo do seu caso com óleo de peixe de boa qualidade ou linhaça.
Irritação e nervosismo também tem a ver com excesso de estimulantes, como a cafeína.
E tudo isso junto? Significa um alerta geral que a alimentação não vai nada bem.
Pare de culpar seus hormônios, eles sempre irão subir e descer durante o ciclo, a não ser que você use algum medicamento.
Pare de culpar a TPM.
Adeque sua alimentação e tenha qualidade de vida. O mês todo.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!