COMO NOSSOS AVÓS
Sempre encontro alguém que me questiona “Camila, minha avó cozinhava com banha de porco, fazia muita fritura, comia galinha caipira e não tem colesterol elevado. Eu vivo em dieta, só como diet e light e estou com minhas taxas nas alturas. Como explicar isso?”
Realmente, isso acontece com grande freqüência, nossos avós tinham hábitos diferentes, aliás, completamente diferentes dos nossos.
Existe uma tendência atual na Nutrição que até diz “coma apenas aquilo que sua avó consideraria comida”. Isso excluiria muitos produtos industrializados do seu dia a dia.
E é exatamente este o ponto. Seus avós eram mais saudáveis porque, além de terem um gasto energético maior com trabalho e hábitos diários, eles comiam muito menos, ou quase nada, de produtos com aditivos químicos.
Praticamente tudo que vai a nossa boca recebeu alguma dose de corante, conservante, acidulante, flavorizante e tantos outros aditivos.
Alguns alimentos têm tanta química que nem poderiam ser chamados de alimentos, nem servir para dieta alguma, pois não oferecem qualquer nutriente. O exemplo mais clássico é o refrigerante: água com corante e açúcar.
Tudo na vida é uma questão de equilíbrio e com sua alimentação e saúde também não é diferente.
O problema é que podemos contar os dias que comemos algo que não seja industrializado, como, por exemplo, uma fruta ou verduras e legumes.
A base de nossa alimentação está cheia de aditivos químicos e esta é uma das razões para o aumento da obesidade, de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares e, até mesmo do câncer.
O que fazer?
Voltar a ser como nossos avós.
Ou, falando de uma forma mais clara, colocando alimentos e não produtos industrializados na sua alimentação diária.
Comece a prestar atenção. Observe sua alimentação.
Tenho certeza que você não havia prestado atenção na quantidade de produtos industrializados que consome.
Sua saúde e seu corpo precisam de comida de verdade, precisam de nutrientes que somente os verdadeiros alimentos podem oferecer.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!