DIETA DETOX

Publicado em 29/03/2014 03:03

Está na moda, todo mundo usa, todo mundo faz.
E, a queridinha da vez agora é a “dieta Detox”.
“Detox” é um termo utilizado para o processo de desintoxicação e refere-se à eliminação de “toxinas” do organismo em prol de um estilo de vida saudável.
Considerando que a nossa alimentação atual é cheia de produtos industrializados com corantes, conservantes, estabilizantes e muito mais, nosso corpo pode ficar “intoxicado” com tantos aditivos químicos. Além disso, o excesso no consumo de sal, açúcar e gorduras, que leva ao excesso de peso, pode gerar mais processos inflamatórios em nosso corpo prejudicando seu adequado funcionamento.
Por tudo isso, “desintoxicar” poderia ser uma ótima ideia.
Poderia, porque está certo que o ideal mesmo seria nos alimentarmos corretamente, preferindo os alimentos “in natura” e evitando os industrializados, comendo a quantidade adequada de frutas e verduras, cereais integrais e carnes e leite sem gordura.
Mas, como nem sempre isso é fácil e eliminar de vez da sua vida todos os produtos industrializados pode parecer um sonho impossível, instituir um programa de desintoxicação rotineiramente, com orientação profissional especializada, pode ajudar seu corpo a se equilibrar.
A desintoxicação é extremamente importante para normalizar o funcionamento do fígado, órgão responsável pelo metabolismo de todos nutrientes, e do intestino, responsável pela absorção dos mesmos. Qualquer distúrbio que afete o funcionamento adequado destes órgãos pode contribuir para uma maior carga de toxinas e afetar outros sistemas produzindo reações inflamatórias e disfunção neurológica.
Porém, é importante ressaltar que, além do fígado e do intestino, o corpo humano possui outros órgãos para a eliminação de toxinas e substâncias tóxicas.
A desintoxicação pode ser uma alternativa para aqueles pacientes que apresentem lesões de pele, erupções cutâneas, oleosidade, halitose, alterações do paladar, letargia, disfunção cognitiva, dores musculares e dores em geral, entre outras.
E é justamente por isso que a desintoxicação deve ser individualizada, como cada paciente apresenta um sintoma específico e este pode indicar a deficiência de algum nutriente, a melhor opção é a dieta de desintoxicação feita exclusivamente para você, que considerará suas necessidades nutricionais, queixas e hábitos alimentares.
Você não é igual a ninguém, por isso sua dieta também não pode ser.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!

Última Edição