E O TAL DO GLÚTEN?

Publicado em 25/07/2015 00:07

O que é o glúten? De onde vem? Posso ou não comer? Faz mal? Engorda?
Bom, vamos lá aprender o que é tudo isso.
O glúten é uma proteína que está presente em alguns cereais como trigo, aveia, centeio, cevada e malte.
Essa substância possui diferentes finalidades na produção dos alimentos. No processo de fermentação do pão, por exemplo, o glúten contido na farinha de trigo é responsável pela permanência dos gases no interior da massa, fazendo com que o pão aumente de volume e não diminua após esfriar. Ele deixa o pão fofinho.
Em algumas pessoas, ele pode (percebam bem o pode) estimular reações do sistema imune que desencadeiam vários sintomas no organismo.
A mais conhecida é a doença celíaca, patologia que provoca dores abdominais, cólicas e diarréia após a ingestão de alimentos que contém essa substância.
A doença celíaca causa uma diminuição da capacidade de absorção de nutrientes no intestino, trazendo vários déficits nutricionais.
Nestes casos, a recomendação é excluir totalmente da dieta os alimentos que contenham glúten, por isso, nada de farinha de trigo e os seus produtos são permitidos.
Porém, o glúten também pode desencadear sintomas por outras reações imunológicas, principalmente as alergias chamadas tardias ou escondidas.
Nos casos de sensibilidade ao glúten, o paciente pode apresentar os sintomas gastrointestinais, como diarréia, cólicas, distensão abdominal ou outras queixas como dores de cabeça, olhos lacrimejantes, rinite, dores articulares e até anemia.
Nestes casos, excluir os alimentos que contenham glúten por um período e observar os sintomas é uma estratégia interessante.
Também existe a relação de consumo de glúten e gordura corporal, o que leva a febre de parar de comer glúten para emagrecer.
Existem alguns estudos que relacionam a ingestão de glúten e a saúde das células intestinais e da microbiota ou flora intestinal e estes estudos demostram que pode haver uma alteração na flora e na permeabilidade intestinal devido ao consumo de glúten. Isto desencadearia uma resposta inflamatória, o que levaria ao maior acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.
E o problema maior é que estamos consumindo exageradamente farinha de trigo e seus produtos: pães, massas, bolos, bolachas, tortas. E pior, refinados.
Trocamos o jantar por lanches, comemos mais massa no almoço, bolachas nos intervalos e por aí vai.
Então, mais uma vez o exagero acaba sendo maior vilão.
Antes de abolir qualquer alimento, procure orientação. Ela dever ser individualizada e voltada aos seus sintomas, assim você terá benefícios.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição