GANHO DE PESO NA MENOPAUSA
Uma grande preocupação entre as mulheres na pré e pós-menopausa é o ganho de peso.
Até as mais magras podem sofrer com o aumento de gordurinhas na região abdominal.
A principal queixa é que a alimentação continua a mesma, contudo o peso e os “pneuzinhos” só aumentam.
A transição da menopausa começa com o aparecimento de irregularidades menstruais e termina com o último período menstrual e é caracterizada por mudanças hormonais que influenciam justamente a distribuição e acúmulo de gordura corporal.
A queda nos níveis de estrogênio favorece o depósito de gordura abdominal central, o aumento do armazenamento de lipídeos no tecido adiposo e a diminuição da oxidação (queima) de gorduras.
Com isso, realmente a mesma dieta pode provocar ganho de peso.
E é aí que mora o perigo: o excesso de gordura, principalmente a abdominal, está intimamente associado com doenças metabólicas como a resistência à insulina, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.
Então, além de ganhar alguns quilinhos pode haver, também, aumento dos níveis de colesterol e triglicérides.
O que fazer?
A prevenção é sempre o melhor remédio: alimentar-se adequadamente e praticar atividade física regularmente antes da menopausa é essencial para manter o peso e composição corporal adequados.
Porém, se você perdeu esta etapa, começar um controle de peso através da atividade física e da mudança nos hábitos alimentares (redução da ingestão de gordura, aumento do consumo de frutas, legumes e vegetais e consumo de grãos integrais), pode ser muito eficaz não apenas na redução de peso, como também na atenuação ou eliminação de alguns sintomas comuns nesse período, como as ondas de calor e suores noturnos. Desta forma também são diminuídos os riscos de alterações metabólicas.
Cuide-se. Sempre.
Não importa em que período você está.
O que realmente importa é que você sempre pode fazer algo em seu benefício.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!