Para onde vai a gordura?

Publicado em 16/10/2015 23:10

Sim, você precisa emagrecer.
Sim, você já sabe que emagrecer significa perder gordura.
Sim, você também já está cansado de me ouvir falar que precisa mudar seus hábitos alimentares e parar de comer alimentos industrializados, para que isso aconteça.
Agora, você já se perguntou o que o seu corpo faz com toda a gordura que você “queima” ou de que forma ele faz isso? Ou para onde ela vai?
Toda vez que você faz uma restrição calórica, ou seja, come menos calorias do que o necessário, seu corpo precisa buscar a energia que falta para que ele funcione em outro lugar, isso, normalmente, é feito utilizando nossa reserva energética que vem do tecido adiposo, da gordurinha que armazenamos.
Porém, para metabolizar essa gordura, para transforma-la em energia, é necessária uma série de reações químicas que resultam na formação e liberação de muitas toxinas.
E é aí que mora o perigo.
Toda vez que eu mobilizo gordura eu libero muitas toxinas que se acumulam no meu corpo que, quando bem nutrido, recebendo diariamente a quantidade de nutrientes e fitoquímicos necessários, consegue fazer a eliminação dessas substâncias tóxicas sem prejuízo nenhum.
Contudo, geralmente as dietas para perda de peso são restritivas e excluem diversos alimentos importantes para que esse processo de detoxificação aconteça. Pior ainda quando você faz aquela dieta maluca da moda que não pode comer nada. Além de faltar nutrientes eleva o estresse e o cortisol, piorando tudo.
Outro fator é que você faz dieta e fica parado, orando para a gordura derreter ou ir embora milagrosamente por algum lugar. Sem atividade física não vai rolar.
Resultado dessa brincadeira é um desequilíbrio que pode causar, inclusive, acúmulo de gordura no fígado.
Sim, você faz dieta para melhorar e piora. Dependendo da dieta isso certamente acontece.
Por isso, sabendo que essa gordura acumulada precisa ser utilizada adequadamente, faça o certo: alimentação equilibrada e individualizada e atividade física.
Não mande a gordura para outro lugar.
Mande-a embora mesmo.

Última Edição